Abstract
Trata-se de uma “reconstrução com reserva genealógica” das bases historiográficas e ideológicas do liberalismo politico e dos desdobramentos teóricos da teoria da justiça de John Rawls, tendo como fio de condutor as contribuições da filósofa Katrina Forrester e de interlocutores acerca das fases de surgimento, consolidação e expansão da paisagem intelectual, para, em seguida, avaliar os potenciais e limites da sequência de acontecimentos que tornaram possível a tradição do liberalismo igualitário se estabelecer como paradigma incontornável, e não menos controverso, na história da filosofia moral e do pensamento político do século XX.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Subject
General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science
Reference59 articles.
1. ALLEN, A. “Beyond Kant Versus Hegel: an Alternative Strategy for grounding the normativity of critique. In: Bargu, Banu; Bottici, Chiara. Feminism, Capitalism, and Critique. Essays in Honor of Nancy Fraser. Palgrave Macmillan, 2017.
2. ALÌ, N. How Rich Should the 1% Be? Proportional Justice and Economic Inequality. London: Routledge, 2023.
3. ANDERSON, P. Espectro: da direita à esquerda no mundo das ideias. Tradução: Paulo Cesar Castanheira, Boitempo, 2015.
4. ARANTES, P. A fratura brasileira do mundo. Lisboa. Cadernos Ultramares, 2019.
5. ARAÚJO, C. Assumpção, San Romanell. "Teoria política no Brasil hoje", em MARTINS, Carlos Benedito (org). Horizontes das ciências sociais no Brasil: ciência política. São Paulo: Anpocs. 2010.