Para onde nos transportam as fotografias de sustentabilidade ambiental?

Author:

Melatti CláudiaORCID,Tonini Ivaine MariaORCID

Abstract

Este estudo tem como foco de investigação as fotografias apresentadas nos livros didáticos de Geografia/Ciências Humanas relacionadas com a temática ambiental que podem intencionar a manutenção da colonialidade. Optamos por analisar duas imagens fotográficas exibidas nos livros didáticos do Novo Ensino Médio com o intuito de alargar nosso pensamento e nos transportar para a abertura de outras possibilidades. A pesquisa está ancorada no campo dos Estudos Culturais, apoiada em Didi-Huberman, José Mauricio Nilian Carcamo e Valter do Carmo Cruz,  autores que nos auxiliaram neste exercício de fraturar as imagens. Foi nas fotografias de sustentabilidade que possíveis sinais de colonialidade estavam latentes, sendo que as experimentações realizadas neste estudo tiveram o intuito de descolonizá-las. Percebemos que enquanto nos países centrais o ambiente é retratado como espaço de ócio e lazer, para os que se situam às margens está associado a fonte de recurso e trabalho humano. A escola é potência quando possibilita que seus recursos pedagógicos permitam, através do livro didático, fragmentar o pensamento colonial para que novos caminhos sejam construídos.

Publisher

Universidade Federal de Santa Maria

Reference17 articles.

1. AVILA, M. A. Colonialidade e decolonialidade: você conhece esses conceitos? Politize! Disponível em: https://www.politize.com.br/colonialidade-e-decolonialidade/. Acesso em: 31 out. 2023.

2. CARCAMO, J. M. N. Las lenguas indígenas em um contexto de opresión nacional. In: Primer Congresso de Las Lenguas Indígenas de Chile. Santiago do Chile, 13 y 14 de Julio, 2010. p. 1-19.

3. CRUZ, V. do C. Geografia e pensamento descolonial: notas sobre um diálogo necessário para a renovação do pensamento crítico. In: CRUZ, V. do C.; OLIVEIRA, D. A. (Org.). Geografia e giro descolonial: experiências, ideias e horizontes de renovação do pensamento crítico. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2017.

4. DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. 2. ed. Tradução: Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2010.

5. DIDI-HUBERMAN, G. Que emoção! Que emoção? 2 ed. Tradução: Cecília Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2016.DIDI-HUBERMAN, G. Disparidades: ler o que nunca foi escrito. In: DIDI-HUBERMAN, G. Atlas ou o gaio saber inquieto. Belo Horizonte: Editora UFMG, p. 15-87, 2018.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3