Abstract
O estudo objetiva problematizar questões que atravessam as práticas pedagógicas e os processos de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em uma escola multisseriada do campo, localizada no distrito de Aracê, município de Domingos Martins, estado do Espírito Santo. Busca fundamentação teórica em autores dedicados a constituir conhecimentos sobre a Educação do Campo e sobre Educação Especial. Adota a abordagem metodológica da pesquisa qualitativa e do estudo de caso, realizando a coleta por meio de grupos focais, com a autorização da municipalidade e da escola. Seleciona, como participantes, três professores em atuação na escola do campo analisada, que possui estudantes com deficiências matriculados em classes multisseriadas. Produz os dados no segundo semestre de 2019 e os registra em diário de campo e em gravadores. Os resultados apontam que as práticas pedagógicas de escolas do campo com classes multisseriadas sofrem atravessamentos da própria dinâmica/organização dessas classes, assim como dos modos como os currículos são planejados e praticados, da existência (ou não) de projetos político-pedagógicos e da implementação de redes de apoio à escolarização de alunos público-alvo da Educação Especial.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference34 articles.
1. ABREU, Airan Celina Sepúlveda dos Santos Rocha de; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira. Agrupamentos em escolas no campo: multiidade, multisseriação e nucleação escolar. Revista Educativa. Goiânia, v. 25, p. 1-21, 2022.
2. ALMEIDA, Mariangela Lima de. A prática pedagógica inclusiva: o ensino em multiníveis como possibilidade. In: ALMEIDA, Mariangela Lima de; RAMOS, Ines de Oliveira. (org.). Diálogos sobre práticas pedagógicas inclusivas. Curitiba: Appris, 2012. p. 71-100.
3. ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educação? Revista da Faeeba – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013.
4. ARROYO, Miguel Gonzáles. A escola do campo e a pesquisa do campo: metas. In: MOLINA, Mônica Castagna. Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão, Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2006. p. 103- 116.
5. Assunção, Adenilso dos Santos. A prática da Educação do Campo e os paradigmas agrários na Geografia. Revista Brasileira de Educação do Campo, Tocantinópolis, v. 5, e6698, 10.20873/uft.rbec.e6698, 2020.