Abstract
A comunicação e o processo de ensino e aprendizagem das crianças com Transtorno do Espectro Autista apontam para a necessidade de formação continuada de profissionais, tanto professores regentes quanto mediadores, tendo em vista a falta de estratégias, recursos tecnológicos e, muitas vezes, o despreparo dos profissionais para estimular os alunos desde os anos escolares iniciais. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados de um curso de formação continuada para professores regentes e mediadores, trazendo um recorte de uma pesquisa de mestrado com resultados da terceira unidade desenvolvida para o curso. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e investigação exploratória. Tem como procedimento a intervenção pedagógica baseada no aporte teórico sociointeracionista que traz a tecnologia como instrumento de mediação na aprendizagem e, além disso, a gamificação como uma possível estratégia de ensino e aprendizagem. Para coletar dados dessa unidade do curso foram utilizados: fórum de discussão, atividade proposta aos cursistas e aplicativo de mensagens. O resultado das interações e respostas, assim como o uso e aplicação das ferramentas e ações propostas foram suficientes para identificar aprimoramentos e construção de conhecimentos que possibilitam melhorias na prática pedagógica inclusiva dos participantes. Tais aprimoramentos podem ser aproveitados por outros profissionais de Ensino que recebam em suas escolas crianças com transtorno do espectro autista.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference30 articles.
1. ALMEIDA, I. C. A. Alfabetização de alunos com transtorno do espectro autista (TEA): concepções e práticas dos professores. 2019. 147 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.
2. ARAGÃO, M. C. M.; BOTTENTUIT JÚNIOR, J. B.; ZAQUEU, L. C. C. O uso de aplicativos para auxiliar no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 21, n.1, p.43-57, jan./abr. 2019.
3. AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. APA. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 5.ed. Arlington - VA: American Psychiatric Publishing, 2016.
4. BARBOSA, M. O. O transtorno do espectro autista em tempos de inclusão escolar: o foco nos profissionais de educação. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 31, n. 61, p. 299-310, abr./jun. 2018.
5. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016. 288p.