Abstract
A Pedagogia Hospitalar refere-se a uma ação educacional multidisciplinar que oferta à criança e jovem em âmbitos hospitalar e domiciliar um acompanhamento escolar, emocional e social, norteado por teorias e práticas pautadas na ciência e na dignidade humanas. Este artigo objetivou analisar a circunstância atual da inserção da Pedagogia Hospitalar em Roraima frente ao cenário nacional, por meio de revisão sistemática integrativa da literatura sobre o tema, no período 2011 a 2020. Para isso, buscou-se conhecer a produção acadêmica em Roraima e nos demais estados do Brasil sobre o tema da Pedagogia Hospitalar; mapear as principais categorias de discussão presentes na produção acadêmica em ambos os cenários; identificar os desafios enfrentados, bem como os encaminhamentos apontados na produção consultada sobre Pedagogia Hospitalar. A metodologia aplicada para as buscas em Roraima foi o acesso às bibliotecas digitais da Universidade Federal de Roraima, Universidade Estadual de Roraima e Instituto Federal de Roraima, ao passo que em ambiente nacional buscou-se nas plataformas Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Scientific Electronic Library Online e Revista Educação Especial. Aplicou-se a revisão sistemática com o objetivo de contextualizar em cada cenário um perfil das produções encontradas. A perspectiva qualitativa ocorreu pela realização da revisão integrativa, por meio do diálogo entre as análises das produções de Roraima com o cenário nacional, à luz das categorias: Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Estrutura da Pedagogia Hospitalar. Os resultados apontaram que as pesquisas sobre Pedagogia Hospitalar em Roraima ocorreram, na maioria, em nível de graduação, enquanto em cenário nacional foram encontrados artigos, dissertações e teses, cujos dados revelaram eventuais similaridades, entre os cenários pesquisados, acerca de problemas e avanços sobre a regulamentação do atendimento, estrutura física, material, formação e prática profissional, mas com alguns indicadores peculiares em alguns estados, como por exemplo, em Roraima, a inexistência do atendimento pedagógico no hospital para o público de jovens, adolescentes e indígenas.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference58 articles.
1. ALVES, Paula Pereira. O papel do jogo nos processos de aprendizagem de crianças hospitalizadas. 2015. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
2. ANDRADE, Fernanda Lopes de. Leitura no leito: Projeto em Pedagogia Hospitalar na perspectiva de uma aprendizagem significativa. 2018. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2018.
3. ASSIS, Walkíria de. Classe Hospitalar: um olhar pedagógico singular. São Paulo: Editora Phorte, 2009.
4. BARROS, Alessandra Santana Soares e; GUEUDEVILLE, Rosane Santos; VIEIRA, Sônia Chagas. Perfil da publicação científica brasileira sobre a temática da Classe Hospitalar. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 17, n. 2, p. 335-354, 2011. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-65382011000200011. Acesso em: 10 mar. 2021.
5. BATISTA, Crassio Augusto. O uso do computador em rede telemática no processo de ensino e aprendizagem em classe-hospitalar: o PRO-UCA e o eduquito promovendo a aprendizagem do aluno enfermo. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013.