Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar como a Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região de Caratinga Ltda – Sicoob Credcooper, tem se transformado em instrumento de desenvolvimento local dentro de sua área de abrangência, dada a adoção de estratégias de atuação e organização para além do crédito, e como que tais estratégias têm impactado localmente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cuja coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de entrevistas, observação e pesquisa documental. Três categorias analíticas sintetizam os resultados: i) organização socioeconômica do quadro social, em que se verificou a existência de ações voltadas à estruturação de espaços de participação, educação e deliberação, em convergência com outras atividades socioeconômicas dos cooperados; ii) responsabilidade social cooperativa, com o enfrentamento de problemas sociais das comunidades, desenvolvimento de projetos com públicos diversos, externos ao seu quadro de cooperados; e iii) responsabilidade socioambiental, onde foram verificadas estratégias adotadas para além da responsabilidade socioambiental propostas por órgão regulador.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference51 articles.
1. ABRAMOVAY, R. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Revista Economia Aplicada, v. 4, n. 2, 2000.
2. ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L. Capital social e empreendedorismo local: proposição de políticas para a promoção de sistemas produtivos locais de micro, pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2002.
3. ALVES, F. et al. Análise da relação entre créditos do Pronaf e diversificação da produção agrícola em estabelecimentos de agricultura familiar no Brasil (2006 – 2017). Brasília: Ipea, 2022. (Texto para Discussão, n. 2815).
4. BACEN - BANCO CENTRAL DO BRASIL. Panorama do sistema nacional de crédito cooperativo. Bacen/M.E.: Brasília, 2019.
5. BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições Setenta, 2009.