Abstract
Este trabalho objetiva realizar uma revisão sistemática da literatura com abordagem bibliométrica a respeito dos estudos que analisaram as eficiências financeira e social das cooperativas de crédito, incluindo as rurais, utilizando-se do instrumento teórico de intervenção Proknow-C. Em geral, o método de análise envoltória de dados com abordagem da produção é o mais utilizado para a análise das eficiências. No entanto, não foi observado um padrão comum na adoção das variáveis de input e outputs dos modelos, variando de acordo com o perfil das cooperativas de crédito, sua área de atuação e objetivos. Ademais, não há uma consonância a respeito da relação entre eficiência e porte destas instituições, e nem se as rurais são mais ou menos eficientes às não rurais. Destarte, identifica-se uma lacuna para o desenvolvimento de estudos que analisem as eficiências das cooperativas de crédito rural no Brasil, sobretudo a social, além de análises regionais com base na dinâmica do agronegócio e que tragam inovações metodológicas.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference56 articles.
1. ABREU, E. S. DE et al. Efficiency of the Brazilian Credit Unions: A Joint Evaluation of Economic and Social Goals. Latin American Business Review, v. 19, n. 2, p. 107–129, 2018.
2. AFONSO, M. et al. Como Construir Conhecimento Sobre O Tema De Pesquisa? Aplicação Do Processo Proknow-C Na Busca De Literatura Sobre Avaliação Do Desenvolvimento Sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 2, p. 47–62, 2011.
3. ALTUNBAS Y.; EVANS L; MOLYNEUX P. Bank ownership and efficiency. Journal of Money, Credit, and Banking, v.33, n. 4, p. 926–954, 2001.
4. ALVES, S. D. S.; SOARES, M. M. Democratização do crédito no Brasil – Atuação do Banco Central. Banco Central do Brasil, Brasília, 2004, 58 p.
5. AMERSDORFFER, F. et al. Efficiency in microfinance: Financial and social performance of agricultural credit cooperatives in Bulgaria. Journal of the Operational Research Society, v. 66, n. 1, p. 57–65, 2015.