Abstract
As cooperativas agropecuárias estão inseridas num cenário competitivo, tendo que atuar como uma organização economicamente viável e, simultaneamente, como uma organização social e democrática. Nessa direção, torna-se relevante estudar as estratégias de gestão das cooperativas, em especial, a importância dada às práticas de educação cooperativista. Este artigo tem por objetivo verificar a contribuição das práticas de educação cooperativista para a gestão estratégica da Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste - COOASGO. Foram realizadas entrevistas com três diferentes públicos da cooperativa e exame de documentos oficiais. Por meio da técnica análise de conteúdo, verificou-se que a COOASGO reconheceu a necessidade de incluir a educação cooperativista no seu planejamento estratégico, tratando a educação cooperativista como um recurso estratégico, o que, consequentemente, contribuiu para o alcance de melhores resultados sociais e econômicos. Portanto, as práticas de educação cooperativista, focadas nas duas dimensões – social e profissional – de maneira equilibrada, colaboram com resultados que vão do aumento da participação, qualificação profissional até qualidade na produção e comprometimento.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference35 articles.
1. ACI - ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL. Identidade cooperativa, valores e princípios. Disponível em: https://www.ica.coop/en/cooperatives/cooperative-identity. Acesso em: 20 jun. 2020.
2. ALVES, C. N. O campo do ensino superior em cooperativismo: uma análise a partir da construção social do ensino superior em cooperativismo no Rio Grande do Sul. 2019. 231p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Regional) Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. 2019.
3. ALCÂNTARA, L. C. S.; SAMPAIO, C. A. C; ZABALA, L. U. Análise socioambiental: zona de educação para ecodesenvolvimento e experiência cooperativa de Mondragón. Revista Sociedade e Estado, v. 33, n. 3, p. 887-914, 2018.
4. ARGOTE, L.; INGRAM, P. Knowledge transfer: a basis for competitive advantage in firms. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 82, n. 1, p. 150-169, 2000.
5. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献