Abstract
Nos últimos anos, temos acompanhado no Brasil e no mundo grandes desastres que exigiram uma maior capacidade de resposta. Este fato já foi apontado até mesmo nas Conferências das Nações Unidas sobre Redução de Risco de Desastres. A contribuição e responsabilidade que o geocientista tem na identificação e avaliação de perigos e na classificação de áreas de risco - ações comuns à Gestão de Riscos - são relativamente mais conhecidas e discutidas, tanto no meio acadêmico quanto técnico, porém, o que não é ainda tão explorado é o papel, e consequentemente os protocolos institucionais e operacionais, do profissional de geociências nas etapas de preparação e resposta ao incidente, ou seja, na Gestão de Desastres. Este estudo tem como objetivo abordar alguns planos de emergência e contingência, em nível estadual, em uso no Brasil, analisando especialmente a inserção e contribuição das geociências para desastres associados a movimentos de massa. Certamente entende-se que a prevenção de desastres é a prioridade, mas saber como respondê-los de forma eficaz, rápida, segura e eficiente também é muito importante e para isso é necessário considerar se os documentos e protocolos existentes atendem adequada e suficientemente as demandas existentes.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference53 articles.
1. ALEXANDER, D. C. Natural Disasters. New York: Chapman & Hall, 1993.
2. ALEXANDER, D. E. Principles of Emergency Planning and Management. Terra Publishing, Harpenden and Oxford University Press, New York, NY. 2002.
3. ALEXANDER, D. Book Abstract: How to write an emergency plan. Health in Emergencies and Disasters Quarterly. 1(4):215-224. 2016. https://doi.org/10.18869/nrip.hdq.1.4.215.
4. ARAÚJO, S. B. Administração de desastres: conceitos & tecnologias. 3 Edição. Sygma SMS. 2012.
5. BACK, A. G. Política Nacional de Proteção e Defesa Civil: avanços e limites na prevenção de desastres. Revista Agenda Política, Vol.4, nº 1. 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/326855583_Politica_Nacional_de_Protecao_e_Defesa_Civil_avancos_e_limites_na_prevencao_de_desastres. Acesso em: 21 de Janeiro de 2023.