Abstract
A cidade de Manaus apresenta inúmeros corpos de água chamados igarapés (caminho de canoa – do tupi) e isso se deve à proximidade do lençol freático à superfície, às condições climatológicas e à geomorfologia da região. Sabe-se que a cidade de Manaus passou por um intenso e vertiginoso processo de urbanização, associado a uma grande pressão poluidora sobre os recursos hídricos, não só os corpos de água superficiais, mas também o aquífero. As razões iônicas são formas de se estabelecer similaridades em ambientes geológicos e mostram como podem existir ambientes distintos com geoquímica semelhantes. Contudo, aspectos químicos similares nem sempre caracterizam condições de naturalidade e podem representar influência antropogênica. Diante disso, esse estudo teve por objetivo avaliar as razões iônicas de Mg/Na - Ca/Na, HCO3/Na - Ca/Na e Na/Cl x condutividade elétrica, a partir de um monitoramento destas variáveis, que se estendeu de junho de 2021 a maio de 2022, na Bacia Hidrográfica do Educandos, em Manaus, associando o estudo entre águas superficiais e águas subterrâneas. Os resultados sugeriram que há semelhança entre o aquífero e o igarapé em 2/3 das amostras de água subterrânea o que pode ser um forte indício de uma interação entre aquífero e água superficial, possivelmente, em uma infiltração no sentindo igarapé – aquífero.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference18 articles.
1. BARATA, C. F.; CAPUTO, M. V.; Geologia do petróleo da Bacia do Solimões. O “Estado da Arte”, Anais 4º Congresso Brasileiro de
2. Pesquisa e Desenvolvimento em Petróleo e Gás, Campinas, p 1.1.0147 – 1, 2007.
3. BERTRAND, G.; PRETELET-GIRAUD, E.; CARY, L.; HIRATA, R.; MONTENEGRO, S.; PAIVA, A.; MAHLKNECHT, J.; COELHO, V.; ALMEIDA. C. Delineating groundwater contamination risks in southern coastal metropoles through implementation of geochemical and socio-environmental data in decision-tree and geographical information system. Water Research, v. 209, 117877, 2022.
4. BRINGEL, S. R. B. Estudos do nivel de poluição nos igarapes do Quarenta e do Parque 10 de Novembro. Manaus, Universidade de Tecnologia do Amazonas/UTAM, 1986. 86p. il. (Relatorio Técnico).
5. CALVO, B. D. R.; OLIVEIRA, T. C. O de. Hydrochemical Analysis of a Basin under Anthropogenic Influence and Effects in Manaus’ Shoreline – Central Amazonia. Caminhos de Geografia, 2020, pp 209 – 219