Estimativa do escoamento superficial das bacias hidrográficas urbanizadas inseridas no perímetro urbano do município de Londrina/PR
-
Published:2023-10-11
Issue:
Volume:45
Page:e18
-
ISSN:2179-460X
-
Container-title:Ciência e Natura
-
language:
-
Short-container-title:CeN
Author:
Mansour André Luís NocêraORCID, Pinheiro Hemerson DonizeteORCID
Abstract
O crescimento populacional nas áreas urbanas, observado nas últimas décadas, aliado à falta de planejamento urbano e ao aumento da intensidade pluviométrica tem sido motivo de inundações frequentes nos municípios de médio e grande porte. Desta forma, esta pesquisa se propõe a obter, por sensoriamento remoto, informações sobre a evolução do uso e ocupação do solo, a partir da análise de imagens de satélites, e implementá-las, utilizando o Método do SCS, para fornecer hidrogramas de escoamento superficial das bacias hidrográficas inseridas no perímetro urbano do município de Londrina/PR. Para tanto foram obtidas imagens de satélite da série LANDSAT e, logo após, realizada uma classificação supervisionada por regiões a fim de obter quatro coberturas de solo distintas: solo exposto, vegetação rasteira, vegetação densa e áreas urbanizadas. Na sequência, após obter os valores de CN puderam-se traçar os hietogramas e os hidrogramas de escoamento superficial a partir do Método dos Blocos Alternados e do Método do SCS, respectivamente. Os resultados obtidos demonstraram que todas as bacias sofreram processo de urbanização e, consequentemente, aumento do CN médio e tempo de concentração no decorrer dos anos. Os hidrogramas mostraram que a vazão de pico e o tempo de pico foram, respectivamente, aumentando e diminuindo com o decorrer dos anos.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference21 articles.
1. BRASIL. Resolução nº 18, de 31 de agosto de 2009. Estabelece o Programa Racional de Uso da Água. Conselho Municipal Do Meio Ambiente. Jornal Oficial, Londrina, PR, 10 de setembro de 2009. 2. CÂNDIDO, A. K. A. A.; SILVA, N. M.; PARANHOS FILHO, A. C. Imagens de alta resolução espacial de veículos aéreos não tripulados (VANT) no planejamento do uso e ocupação do solo. Anuário do Instituto de Geociências, UFRJ, v. 38, n. 1, p. 147-156, 2015. 3. CAVALCANTE, E. H.; DANZIGER, F. A. B.; GIACHETI, H. L.; SOUZA, A.; KORMANN, A. C. M.; BELINCANTA, A.; PINTO, C. S.; BRANCO, C. J. M. C.; CARVALHO, D.; FERREIRA, C. V.; MARINHO, F. A. M.; CINTRA, J. C. A.; DOURADO, K. C. A.; MORAES, L. S.; ALBUQUERQUE FILHO, L. H.; ALMEIDA, M. S. S.; GUTIERREZ, N. H. M.; ALBUQUERQUE, P. J. R.; CHAMEKI, P. R.; CUNHA, R. P.; TEIXEIRA, R. S.; MENEZES, S. M. Campos Experimentais Brasileiros. Geotecnia, Lisboa, v. 111, p. 99-205, 2007. 4. CHANG, M. M. Análise Temporal do Uso e Cobertura do Solo e a Relação com Inundações Urbanas na Bacia do Ribeirão Cambé – Londrina/PR. 2016. 118 p. Dissertação (Mestrado em Edificações e Saneamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Tecnologia e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento, Londrina, 2016. 5. COLLISCHONN, W.; DORNELLES, F. Hidrologia para engenharia e ciências ambientais. 2. ed. Porto Alegre: Associação Brasileiras de Recursos Hídricos (ABRH), 2015.
|
|