Abstract
O propósito do trabalho é investigar a possibilidade de ocorrência de escoamentos de drenagem de ar frio sobre um terreno ondulado com cobertura de gramado. Este tipo de relevo e cobertura de superfície é tipicamente encontrado no bioma do Pampa, que abrange o sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Escoamentos de drenagem de ar frio, tem sido reportado na literatura, e parecem ocorrer em diversas escalas espaciais de topografia. Sob condições estáveis da atmosfera, massas de ar frio se formam sobre a superfície, e se o relevo for complexo, a força peso delas podem exceder o gradiente local de pressão. Nesse tipo de situação o ar frio tende a descer nos locais onde a superfície é inclinada, e se acumular nas partes baixas do terreno. Na investigação são analisados dados de temperatura, velocidade do vento, e radiação de onda longa coletados e uma torre micrometeorológica. Em diversas ocasiões são observados períodos nos quais o escoamento mais próximo da superfície (alturas inferiores a 4 m) segue a direção de queda do terreno, enquanto em níveis mais elevados direções diferentes. Estes eventos possuem velocidades inferiores a 1 ms-1 e acontecem quando o vento no topo da torre é fraco (< 4 ms-1).
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference6 articles.
1. AMANATIDIS, G. et al. Evidence of katabatic flows deduced from a 84 m meteorological tower in Athens, Greece. Boundary-Layer Meteorology, Springer, v. 58, n. 1-2, p. 117–132, 1992.
2. ANDRADES, F. M. Escoamento de drenagem na camada limite planetária estável. 2019. 89f Dissertação (Mestrado em Engenharia) — Universidade Federal do Pampa, Alegrete, 2019.
3. FITZJARRALD, D. R. Slope winds in Veracruz. Journal of Climate and Applied Meteorology, American Meteorological Society, v. 25(2), 133 -144.
4. MAHRT, L. et al. Shallow drainage flows. Boundary-layer meteorology, Springer, v. 101, n. 2, p. 243–260, 2001.
5. STAEBLER, R. M.; FITZJARRALD, D. R. Observing subcanopy co2 advection. Agricultural and Forest Meteorology, Elsevier, v. 122, n. 3-4, p. 139–156, 2004.