Abstract
A presente investigação científica tem por objetivo fundamental dialogar com a agenda da pesquisa que tem como objeto a questão do lawfare, não apenas como uma categoria conceitual relevante, mas também como algo que se apresenta de maneira consistente, principalmente nos países latino-americanos. Nesse contexto, emerge o locus do presente artigo: foram escolhidos dois países da América Central, Nicarágua (liderada por Nayib Bukele) e El Salvador (sob o comando de Daniel Ortega). Como métodos, além da observação dos dois casos de maneira mais detalhada, a proposta é aprofundar, mesmo com uma restrita literatura disponível, de que maneira os comandantes de El Salvador e Nicarágua usam, de maneira veemente, o lawfare para constranger os seus opositores. Como conclusões, a partir do debate em questão, identifica-se que o recurso do lawfare se mostra como um dos métodos primordiais utilizados pelos governos salvadorenho e nicaraguense para consolidar sua permanência no poder; as ações de criminalizar opositores e de ampliar poderes estão em diferentes grupos ideológicos; e a necessidade, do ponto-de-vista democrático, de se perceber o uso do aparato jurídico-institucional para proteger as próprias instituições, sem decair para a prática indiscriminada do lawfare.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference28 articles.
1. BUBEN, Radek e KOUBA, Karel. Nicaragua in 2019: The Surprising Resilience of Authoritarianism in the Aftermath of Regime Crisis. Revista de Ciência Política, V. 40, nº 2, p. 431-455, 2020.
2. COLLIER, David. 1995. Translating quantitative methods for qualitative research: the case of selection bias. American Political Science Review, v. 89, n. 2, p. 461-466, 1995.
3. COLOMBO, Sylvia. Já é tarde demais para a democracia na Nicarágua. Disponível em: https://sylviacolombo.blogfolha.uol.com.br/2021/10/27/ja-e-tarde-demais-para-a-democracia-na-nicaragua/, 2021, p. 1-6. Acesso em: 07 mar.2023.
4. CORRALES, Javier. Autocratic Legalism in Venezuela. Journal of Democracy, v. 26, n. 2, p. 37-51, abr. 2015.
5. DUNLAP JR., Charles J. Law and Military Interventions: Preserving Humanitarian Values in 21st Century Conflicts. Working Paper, Cambridge (Mass.), Harvard University, John F. Kennedy School of Government, 2001.