Abstract
Fibromialgia é caracterizada como uma doença crônica e é considerada idiopática, portanto, sua etiologia ainda é desconhecida. Apresenta sintomatologia resultante de diversos fatores e esse amplo quadro clínico resulta em uma ausência de diagnósticos bem como em um tratamento específico. Avaliar as vantagens no uso da acupuntura no tratamento da fibromialgia. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada a partir de 19 artigos publicados entre 2001 a 2020, em língua portuguesa e inglesa, pesquisados nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Observou-se que a acupuntura é uma prática terapêutica, na qual considera o indivíduo como um conjunto de energias, com isso, visa tratar quaisquer desequilíbrios energéticos e orgânicos na sua totalidade. Identificou-se que oferecer essa técnica para indivíduos com fibromialgia apresentava uma redução importante na dor, além de apresentar influência no desfecho da melhora clínica do paciente. Entende-se, portanto, que a acupuntura é eficaz no sentido de reduzir significativamente a intensidade da dor e a quantidade de pontos doloridos em paciente portador de fibromialgia, de forma a melhorar a qualidade de vida do paciente.
Publisher
Universidade Federal de Santa Maria
Reference24 articles.
1. Chu Lee, Á. et al. La acupuntura como alternativa terapéutica en el abordaje de la fibromialgia. Revista Cubana de Reumatología, 2016, 18(3): 313-320.
2. Oliveira Júnior, J.O; Almeida, M.B. The current treatment of fibromyalgia. Br J Pain. São Paulo, 2018, 1(3): 255-62.
3. Azevedo, D.C. FIBROMIALGIA. 2018.
4. Heymann, R.E. et al. New guidelines for the diagnosis of fibromyalgia. Revista Brasileira de Reumatologia (English Edition), 2017, 57: 467-476.
5. Beck, D.G.S.; Oliveira, G.C. Acupuntura No Tratamento Álgico Da Fibromialgia: Revisão Da Literatura. Revista Saúde Integrada, 2018, 11(21): 2-10.