Como o reumatologista pode utilizar-se da eletroneuromiografia no diagnóstico das polineuropatias?

Author:

Nunes Karlo Faria1

Affiliation:

1. Neurologista e neurofisiologista clínico. Professor adjunto de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (Unifesp-EPM). Doutor em Ciências pela Unifesp-EPM. Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica

Abstract

O resultado da eletroneuromiografia (ENMG) deve ser de fácil interpretação, só assim poderá ser uma ferramenta útil no diagnóstico de doenças que envolvem o sistema nervoso periférico. O reumatologista ou o profissional da área de saúde, que solicita ou avalia o resultado, muitas vezes não está familiarizado com as diferentes técnicas utilizadas na execução do exame. Como saber então se o exame atingiu seu objetivo? Foram realizados os testes necessários para avaliação da hipótese diagnóstica principal? Que resultado esperar nas suspeitas de polineuropatias? Como organizar o resultado obtido na ENMG e as hipóteses diagnóstica a serem observadas? Assim como na solicitação de qualquer exame laboratorial, se as perguntas certas não forem feitas, não obteremos as respostas corretas. A ENMG tem por objetivo a avaliação de desordens que afetam o sistema neuromuscular periférico, por meio do estudo dos nervos e dos músculos. O exame se divide em duas partes. A primeira parte do exame é conhecida como estudo de condução nervosa (ECN), momento em que se avalia a condução das fibras nervosas motoras e sensitivas através da estimulação elétrica dos nervos. No ECN está incluída a pesquisa de respostas tardias, como reflexo H e onda F, esses com a função de avaliar a parte mais proximal dos nervos. A segunda parte é conhecida como eletromiografia (EMG), onde é feita a análise da atividade muscular em repouso e durante a contração voluntária com uso de um eletrodo de agulha. A EMG pode ser qualitativa, quantitativa e de fibra única – a primeira é a mais utilizada nos exames de rotina.

Publisher

Revista Paulista de Reumatologia

Reference8 articles.

1. Amato AA, Dumitru D. Acquired Neuropathies. In: Dumitru D, Amato AA, Zwarts MJ, eds. Electrodiagnostic Medicine, 2nd ed. Philadelphia: Hanley & Belfus, Inc. 2002:937-1042.

2. Cruz MW, Scola RH, Coelho RLA, Carneiro Filho A, Vaz C. Eletroneuromiografia na abordagem diagnóstica das neuropatias periféricas. Projeto Diretrizes AMB e CFM. 2001:1-8.

3. Jorgensen SP. Clinical and Electrodiagnostic Features of Common Neuropathies. In: Introduction to Common Neuromuscular Disorders. Principles of Nerve Conductions Studies and Needle EMG. Course book 2014. 61st AANEM Annual Meeting. Savannah, Georgia. 2014:13-21.

4. Kimura J. Polineuropatias e mononeuropatias múltiplas. Eletrodiagnóstico em doenças de nervos e músculos. 4 ed. Di Livros Ed.; 2015. p. 485-528.

5. Olney RK. AAEM minimonograph #38: Neuropathies in connective tissue disease. Muscle Nerve. 1992;15:531-42.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3