Affiliation:
1. Médica assistente do Serviço de Reumatologia do Hospital Heliópolis. Investigadora Clínica do Centro Paulista de Investigação Clínica (CEPIC)
Abstract
A infiltração intra-articular (IA) com corticosteroides é uma opção terapêutica eficaz para a osteoartrite (OA) de joelho, podendo ser utilizada na falha da terapia com agentes orais ou tópicos. Uma revisão sistemática com metanálise mostrou sua superioridade em comparação aos AINEs no controle da dor na OA de joelho, a qual pode ser devida, em parte, ao efeito placebo relacionado ao procedimento. Seus benefícios são observados, principalmente, no curto prazo, em quatro semanas. Entretanto, alguns estudos sugerem benefício até 26 semanas após o procedimento.
O mecanismo de ação dos corticosteroides intra-articulares é complexo. Os corticosteroides apresentam tanto efeito anti-inflamatório quanto imunossupressor, agindo diretamente nos receptores nucleares de esteroides, interrompendo a cascata inflamatória e imune em vários níveis. Promovem a redução da permeabilidade vascular e inibem o acúmulo de células inflamatórias, a fagocitose e a produção de metaloproteinases e de superóxido de neutrófilo, impedindo, dessa forma, a síntese e a secreção de mediadores inflamatórios, como as prostaglandinas e leucotrienos. Dessa forma, levam a uma redução nos sinais inflamatórios articulares e a um aumento na viscosidade do líquido sinovial devido a um aumento na concentração do ácido hialurônico.
Publisher
Revista Paulista de Reumatologia