Affiliation:
1. Assistente-doutor na Disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM). Coordenador do Ambulatório de Doenças Osteometabólicas e do Setor de Densitometria Óssea da Disciplina de Reumatologia da Unifesp/EPM
2. Professora doutora adjunta da Disciplina de Reumatologia da Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM). Coordenadora do Setor de Doenças Osteometabólicas da Disciplina de Reumatologia da Unifesp/EPM
Abstract
A osteoporose, como doença sistêmica, é caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo, com consequente aumento da fragilidade do esqueleto e maior susceptibilidade à fratura por pequenos traumas(1). Mais recentemente, recomenda-se a inclusão de outros determinantes esqueléticos para o maior risco de fratura, como aspectos qualitativos (geometria, resistência, remodelação, acúmulo de microdanos, mineralização), enfatizando, assim, o conceito de força óssea na definição da doença. É importante ressaltar que fatores extraesqueléticos, como quedas (energia do impacto, tipo de trauma, entre outros), também devem ser considerados na avaliação da população de risco.
Tradicionalmente, é reconhecida como doença multifatorial, na qual aproximadamente 70% dependem de fatores genéticos e 30%, de fatores ambientais. Portanto, um único fator de risco não é capaz de identificar indivíduos com ou sem fratura. Diferenças genéticas, raciais e antropométricas, bem como da composição corporal, densidade óssea, dieta, atividade física e outros hábitos de vida contribuem para explicar as divergências na prevalência de baixa densidade óssea e fratura em diversos países do mundo.
De 1994 a março de 2010, mais de 230 estudos nacionais sobre osteoporose foram desenvolvidos e publicados em revistas científicas referenciadas pelo banco de dados do PubMed, Medline, SciELO e Lilacs, dos quais cerca de 70 descreveram especificamente a situação epidemiológica no Brasil.
Publisher
Revista Paulista de Reumatologia