Affiliation:
1. Reumatologista pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Doutorando em Osteoartrite pela FMUSP. Membro da Comissão de Osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
2. Reumatologista doutor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Assistente responsável pelo Ambulatório de Osteoartrite do HC-FMUSP. Coordenador da Comissão de Osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
3. Reumatologista doutor pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Ambulatório de Osteoartrite do HC-FMUSP. Membro da Comissão de Osteoartrite da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)
Abstract
A osteoartrite (OA) é uma das doenças reumáticas mais comuns, sendo importante causa de dor crônica, incapacidade e redução da qualidade de vida. A padronização de métricas de avaliação da morbidade ocasionada por esta doença é indispensável para a realização de estudos clínicos, ainda que seu uso no dia a dia seja menos frequente na prática do reumatologista. Para este fim, as métricas precisam demonstrar validade e reprodutibilidade, além de avaliar os domínios principais de acometimento da doença. Nesse contexto, vários índices de avaliação surgiram nas últimas décadas. Nesta revisão, apresentamos os domínios avaliados mais relevantes em estudos clínicos de OA, definidos pelo Outcome Measures in Rheumatology (OMERACT) e Osteoarthritis Research Society International (OARSI), bem como as métricas mais comumente utilizadas, destacando as particularidades de cada uma. Além da Escala Visual Analógica (EVA) para dor, destacamos o Western Ontario and McMaster Universities Arthritis Index (WOMAC), Knee Injury and Osteoarthritis Outcome Score (KOOS), Hip Disability and Osteoarthritis Outcome Score (HOOS), Escore de Lequesne, Australian/Canadian Hand Osteoarthritis Index (AUSCAN), Michigan Hand Outcomes Questionnaire (MHQ) e o Functional Index for Hand Osteoarthritis (FIHOA). Entre as que avaliam imagem, destacamos a classificação de Kellgren-Lawrence (KL), o MRI Osteoarthritis Knee Score (MOAKS) e o Whole-Organ Magnetic Resonance Imaging Score (WORMS).
Unitermos: Osteoartrite. Métricas. Desfechos. Dor. Funcionalidade.
Publisher
Revista Paulista de Reumatologia
Cited by
2 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献