Narrativas esquecidas e reconstrução do passado

Author:

Silva Alcione Aparecida daORCID,Neves Marcos Cesar DanhoniORCID

Abstract

O presente estudo aborda a problemática da invisibilidade das mulheres na história oficial e a importância da Didática da História e da História Pública como ferramentas para reconstruir suas narrativas e promover a (re)existência diante dessa invisibilidade imposta. Por muito tempo, persistiu-se a subalternidade das mulheres na historiografia, mesmo quando desempenharam papéis fundamentais na sociedade. Sob esse viés, examina-se como a cultura androcêntrica e o machismo contribuíram para a exclusão das mulheres na história da educação no Brasil, perpetuando uma visão desigual de gênero. Além disso, explora-se a interseccionalidade como uma ferramenta crítica, revelando as múltiplas formas de opressão enfrentadas pelas mulheres, especialmente as mulheres negras. A pesquisa apresenta a História Pública como uma abordagem que vai além da mera transmissão de conhecimento, incentivando uma visão crítica e inclusiva da sociedade. Portanto, têm-se a necessidade de repensar o ensino de história, indo além da simples inclusão das mulheres, para promover uma compreensão mais ampla das relações de poder e da equidade de gênero. Enfatiza-se que a Didática da História pode ser uma força transformadora ao empoderar e desconstruir estereótipos de gênero. Essa abordagem não é apenas pedagógica, mas também social, contribuindo para uma sociedade mais diversa e igualitária. Conclui-se dessa forma que contar essa nova história é essencial para promover a (re)existência das mulheres, superar o racismo e o machismo, e garantir seu espaço digno na sociedade e na história como um todo.

Publisher

Ponta de Lança

Reference31 articles.

1. AKOTIRENE, C. O que é Interseccionalidade. Belo Horizonte: Letramento: Justificando. 2018.

2. ALMEIDA, J. R. de. ROVAI, M. G. de O. História pública entre as “políticas públicas” e os “públicos da história”. XXVII Simpósio Nacional de História. Conhecimento Histórico e diálogo social. Natal. 2013.

3. ANDRADE, E. P. ALMEIDA, J. R. de. SILVA, M. M. P. da. Artes de ensinar, ofício de viver: das narrativas (auto)biográficas a uma história pública dos professores. Revista História Hoje, v. 8, nº 15, p. 158-181 – 2019.

4. ASSIS, D. Conceição de. Interseccionalidades. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019.

5. ASSIS, D. N. Conceição de. Interseccionalidades. Salvador: UFBA, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências; Superintendência de Educação a Distância, 2019.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3