Author:
Cerqueira Ludmilla Oliveira Lima,Barros Carolina Valério
Abstract
A prematuridade é um dos fatores que pode interferir no desenvolvimento do vínculo mãe-bebê, pois, muitas vezes configura-se como um acontecimento traumático para a mãe que enfrentará dificuldades inesperadas. Além do que já é observado na experiência da mulher adulta, é necessário estudar a maternidade sob a perspectiva da mãe adolescente diante dessa situação atípica, pois fatores como o intenso processo de transformações que ocorrem nessa fase podem fazê-la vivenciar a maternidade de forma diferente.
Publisher
Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar
Reference24 articles.
1. Aragão, R. O. (2007). A construção do espaço psíquico materno e seus efeitos sobre o psiquismo nascente do bebê. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo,São Paulo.
2. Böing, E.; & Crepaldi, M. A. (2004) Os efeitos do abandono para o desenvolvimento psicológico de bebês e a maternagem como fator de proteção. Estudos de Psicologia (Campinas),21(3), 211-226.
3. Braga, N. A.; & Morsch D. S. (2003). Os primeiros dias na UTI. In: M.E.L. Moreira, N.A. Braga & D.S. Morsch (Orgs.). Quando a vida começa diferente: o bebê e sua família na UTI neonatal (pp. 51-68). Rio de Janeiro: Editora Fiocruz.
4. Calligaris, C. (2011). A adolescência. São Paulo: Publifolha (Folha Explica).
5. Dadoorian, D. (2003) Gravidez na Adolescência: Um novo olhar. Psicologia Ciência e Profissão, 21 (3), 84-91
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献