Author:
Pimentel Júlia Ferreira,Ferreira Cynthia Seelig Botelho,Ruschel Patricia Pereira,Teixeira Rita de Cássia Petrarca
Abstract
Introdução: As doenças cardiovasculares podem diminuir a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por elas, pois podem causar um comprometimento importante tanto na saúde física do sujeito como na saúde mental. Isso porque a doença cardíaca pode gerar alterações na capacidade física, mental e perceptiva dos indivíduos, reduzindo assim sua qualidade de vida em geral. Objetivo: Discutir se há ou não melhora na qualidade de vida do paciente após realização de cirurgia cardíaca de revascularização do miocárdio. Metodologia: A pesquisa teve como método a revisão bibliográfica. Foram pesquisados artigos sobre os temas qualidade de vida e cirurgia de revascularização do miocárdio. Foram utilizadas as bases de dados: Scielo, Pubmed, Lilacs e Google Acadêmico. Resultados: Ainda não há um consenso na literatura se a qualidade de vida destes pacientes aumenta após a realização cirúrgica, pois isto depende de muitos fatores, como por exemplo, praticar atividade física. Conclusão: Reforçam-se estudos nesta área para que se obtenham dados mais consistentes a respeito da qualidade de vida após a realização cirúrgica. Além disto, sugerem-se mais estudos sobre qualidade de vida e cirurgia cardíaca na área da psicologia, já que este é um tema de bastante interesse em áreas como enfermagem, mas ainda pouco contemplado na psicologia.
Publisher
Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar
Reference22 articles.
1. Bastos, A.S., Beccaria, L.M., Contrin, L.M. & Cesarino, C.B. (2012). Tempo de chegada do paciente com infarto agudo do miocárdio em unidade de emergência. Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, 27 (3), 411-418.
2. Benetti, M., Nahas, M.V., Vecchio, F.P., Lemos, L.S., & Carvalho, T. (2001). Alterações na qualidade de vida em coronariopatas acometidos de infarto agudo do miocárdio, submetidos a diferentes tipos de tratamentos. Atividade física e saúde, 6 (3), 27-33.
3. Christmann, M., Costa, C.C., & Moussalle, L. D. (2011). Avaliação da qualidade de vida em pacientes cardiopatas internados em um hospital público. Revista da AMRIGS, 55 (3), 239-243.
4. Dal Boni, A. L. M., Martinez, J. E., & da Silva Saccomann, I. C. R. (2013). Qualidade de Vida de pacientes submetidos à revascularização do miocárdio. Acta Paul Enferm, 26(6), 575-80.
5. Dantas, R. A. S., Aguillar, O. M., & Barbeira, C. B. S. (2001). Retorno às atividades ocupacionais e sexuais após cirurgia de revascularização do miocárdio. Revista Latino- Americana de Enfermagem, 9 (4), 26-31.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献