Quando o “discurso do sujeito” não instala o sujeito do discurso: desafios para a implementação da BNCC de língua vernácula no ensino médio

Author:

Magalhães Anderson SalvaterraORCID

Abstract

Neste artigo, o objetivo é discutir alguns desafios contemporâneos para o ensino formal do vernáculo no ensino médio considerando a tendência monologizante do que se compreende como engajamento em redes sociais digitais. Para isto, assume-se a “participação mais plena dos jovens nas diferentes práticas socioculturais que envolvem o uso das linguagens” prevista na BNCC Ensino Médio de Língua Portuguesa como mote para problematização da latente contradição entre o que, do senso comum, compreende-se como “discurso do sujeito” e o que, do ponto de vista dialógico, se define como efetiva participação sociocultural, que instala sujeitos do discurso. A discussão está fundamentada no que se tem chamado Análise Dialógica do Discurso e é encaminhada em dois principais blocos. O primeiro constitui um breve ensaio acerca do primado histórico-social que subjaz ao quadro teórico mobilizado para definição do que se entende por língua/linguagem, enunciado concreto e sujeito do discurso. O segundo consiste numa reflexão especulativa em que se cotejam, por um lado, práticas contemporâneas de engajamento em redes sociais digitais e, por outro, o desafio para o ensino formal contribuir com a interação social responsável dos jovens nesse tipo de prática. A articulação desses dois blocos demonstra como o distanciamento do senso comum acerca do que seja “interagir socialmente” indica mecanismos enunciativo-discursivos para efetiva participação cultural. Assim, conclui-se que a BNCC para o vernáculo no ensino médio constitui não uma orientação prescritiva, mas uma diretriz propositiva que mira o compromisso ético dos atores implicados na esfera da educação formal.

Publisher

Dialogo das Letras

Subject

General Earth and Planetary Sciences,General Environmental Science

Reference21 articles.

1. BAKHTIN, M. M. A cultura popular da Idade Média e no Renascimento. O contexto de François Rabelais. Trad. Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Hucitec; Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2008.

2. BAKHTIN, M. M. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

3. BAKHTIN, M. M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. M. Teoria do romance I: A estilística. Tradução, prefácio notas e glossário de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

4. BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016a. p. 11-70.

5. BAKHTIN, M. M. Diálogo I. A questão do discurso dialógico. In: BAKHTIN, M. M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016b. p. 113-124.

Cited by 2 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3