Affiliation:
1. Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Abstract
Este trabalho é resultado de uma dissertação de mestrado que envolveu estudantes do 3º ano do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio de uma escola pública da rede estadual de ensino de Campo Grande – MS. A pesquisa teve como objetivo principal analisar as contribuições da elaboração e construção de jogos digitais, pelos próprios estudantes, para a assimilação de conceitos de Genética, subunidade sistemas sanguíneos, utilizando como referencial teórico e metodológico os pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de David Ausubel. Os resultados expostos na análise dos jogos demonstram que a ferramenta utilizada configurou-se em uma estratégia favorável em virtude da turma investigada pertencer ao curso técnico que apresenta um eixo tecnológico e permitem apontar uma relevância na evolução da compreensão dos conceitos relacionados à genética dos sistemas sanguíneos
Publisher
Instituto Federal do Amazonas
Reference21 articles.
1. AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia: volume 3. 3ª ed. São Paulo: Moderna, 2010. 376 p.
2. ARAUJO, A. B.; GUSMÃO, F. A. F. As principais dificuldades encontradas no ensino de genética na educação básica brasileira. In: ENFOPE - ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10., FOPIE - FÓRUM INTERNACIONAL PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11., Aracaju, 2017. Anais... 2017. p.1-11. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/4710/1566. Acesso em: 20 fev. 2020.
3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
4. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003.
5. BARNI, G. dos S. A importância e o sentido de estudar genética para estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino em Gaspar (SC). Orientador: Geraldo Moretto. 2010. 184 f. Dissertação. (Mestrado em Ciências Naturais e Matemática) - FURB, Santa Catarina, 2010. Disponível em: http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Graziela-dos-Santos-Barni.pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.