Abstract
O uso das Tecnologias da Informação e Comunicação podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever a utilização do software Audacity como ferramenta pedagógica de aprendizagem no ensino de História, a partir da produção de arquivos digitais no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA (N=26). O Estudo de Caso foi realizado com alunos de uma escola municipal da rede pública de ensino da cidade de Coari-AM, com a justificativa de incentivar os educandos dessa modalidade de ensino a desenvolverem materiais didáticos em forma de arquivos digitais de áudios através do software, aperfeiçoando assim sua escrita e oralidade. A metodologia é de natureza básica, com caráter descritivo, temporalidade transversal, como instrumento de pesquisa a partir da observação e aplicação de questionário aos alunos com abordagem metodológica de mista. O percurso metodológico iniciou com a criação de roteiros com tema da disciplina de História, seguido pela gravação dos roteiros simulando programas de rádios, finalizando com a apresentação. Os resultados mostraram que o processo de imersão desta ferramenta tecnológica como práticas pedagógicas do ensino estimulou a criatividade e a integração entre os educandos, contribuindo de forma positiva para a aprendizagem e o aperfeiçoamento do processo de ensino dos conceitos de História, de forma dinâmica e prazerosa para os alunos. Assim concluímos que a utilização de ferramentas tecnológicas, como o software Audacity, dinamizam as práticas pedagógicas e apresentam-se como alternativas viáveis para o processo de ensino e aprendizagem.
Publisher
Instituto Federal do Amazonas
Reference43 articles.
1. ALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de; MENDES, Iasmin Araújo Bandeira; LIMA, Maria do Socorro Nunes de; Gustavo de Souza SILVA, Programa De Extensão “Mídias Na Educação”: Estimulando A Formação De Leitores Paraibanos. Revista UFG, v. 18, n. 24, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/58617. Acesso em: 03 fev. 2020.
2. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema-Boletim de Educação Matemática, v. 21, n. 29, p. 99-129, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/2912/291221870006.pdf. Acesso em: 14 jan. 2020.
3. ANDELIERI, Sônia; ADÓ, Máximo Daniel Lamela. Tecnologia, educação e práticas na EJA, In: (Org.) STECANELA, Nilda; AGLIARDI, Delcio Antônio; LORENSATTI, Edi Jussara Candido. Ler e Escrever o Mundo: a EJA no contexto da educação contemporânea. Caxias do Sul, RS: Editora EDUCS, p. 239 - 252, 2014.
4. ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução a? metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
5. BOCASANTA, Daiane Martins; WISCH, Tasia. "Daqui uns tempos é tudo informática": análise de uma experiência nos Anos Iniciais da EJA. Cadernos do Aplicação, v. 31, n. 2, p. 10-19, 2018. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/89532. Acesso em: 11 jan. 2020.