Affiliation:
1. Universidade Pitágoras Unopar
2. Universidade Estadual do Paraná
3. Universidade Estadual de Londrina
Abstract
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar diferentes manifestações do ensino em tempos de pandemia, a partir de relatos docentes situados na área da linguagem, ilustrando uma atuação bastante ampla, que vai da educação básica à educação superior, em diferentes esferas, da pública à privada. A temática se justifica tendo em vista as alterações ocorridas na educação brasileira em tempos de pandemia. Os pressupostos epistemológicos centram-se em estudos que engendram diálogos sobre educação a distância, ensino remoto e letramentos digitais. A metodologia de pesquisa priorizou a base empírica, pois tem como alicerce as vivências dos pesquisadores, apresentadas via relato de experiência. As categorias de análise foram: contexto, recursos e metodologias. A análise do contexto, dos recursos mobilizados e das metodologias empregadas permitiu uma compreensão ampla de como tais sujeitos desenvolveram suas tarefas docentes quando expostos a uma nova ordem educacional, decorrente de novas conformações sociais delineadas pela situação de pandemia no país e no mundo. Os resultados apontam que a prática social impulsionou uma mudança disruptiva na prática docente, sendo premente um redirecionamento na formação do professor, incluindo-se, no componente curricular, os letramentos digitais.
Publisher
Instituto Federal do Amazonas
Reference21 articles.
1. BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 47-66.
2. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://tinyurl.com/czskwlw. Acesso em: 17 set. 2020.
3. BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Diário Oficial da União, 1996. Disponível em: https://tinyurl.com/3rq54tt. Acesso em: 17 set. 2020.
4. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília: MEC; CONSED; UNDIME, 2018. Disponível em: https://tinyurl.com/y4lqrr4s. Acesso em: 17 set. 2020.
5. BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP n.º 05/2020, de 28 de abril de 2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais [...] em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: CNE, 2020. Disponível em: https://tinyurl.com/y6rdvfum. Acesso em: 17 set. 2020.