Abstract
Este artigo tem como objetivo descrever o resultado de uma pesquisa em que utilizamos a vídeo filmagem como recurso pedagógico para compreender como um grupo de estudantes constroem argumentações e justificativas ao resolver exercícios de Matemática. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa sendo de caráter exploratório. Participaram dessa pesquisa 28 alunos do 9º ano de uma Escola Estadual do Ensino Fundamental Anos Finais do interior de São Paulo. Para a análise das argumentações nos baseamos em D’Ambrósio (2001), Orlandi (2009) e Sadovsky (2010). Os resultados evidenciaram que a vídeo filmagem pode ser um recurso a ser explorado pelos professores para analisar não só as argumentações e justificativas dos seus alunos na resolução de exercícios, mas também para auxiliá-los a rever suas práticas pedagógicas.
Publisher
Instituto Federal do Amazonas
Reference28 articles.
1. BEHRENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, J. M. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10. ed. Campinas: Papirus, 2006.
2. BORBA, M. C. Diversidade de questões em formação de professores de Matemática. In: BORBA, M. C. (Org.) Tendências internacionais em formação de professores de Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 140p.
3. BORBA, M. C.; OECHSLER. V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos
4. em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 391-423, mai./ago. 2018.
5. CARVALHO, A. M. Metodologia de pesquisa em ensino de física: uma proposta para estudar os processos de ensino e aprendizagem. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 9 ed. 2004, Jaboticatubas, MG. Anais...Jaboticatubas, MG: Sociedade Brasileira de Física, 2004.