Abstract
Analisando a necessidade e a dificuldade no dia a dia escolar, na orientação dos docentes sobre as legislações, orientações, resoluções, deliberações e instruções normativas que norteiam os Transtornos Funcionais Específicos, identificou-se que as documentações se encontram de maneira esparsa nas páginas oficiais, gerando uma dificuldade na localização e compreensão dos termos jurídicos. Assim, o objetivo desse artigo foi propor um Produto Educacional website para auxiliar no que tange às legislações para os Transtornos Funcionais Específicos, visando a maximizar o ensino dessa temática. Neste sentido, os encaminhamentos metodológicos foram o da abordagem qualitativa, visando a analisar a percepção dos profissionais, por meio da validação inicial deste produto. Como resultados, vislumbrou-se que o website desenvolvido pode auxiliar na capacitação de professores, gestores e interessados sobre os Transtornos Funcionais Específicos, considerando, também, no acesso à legislação e os conteúdos distribuídos no website. Deixou evidente sua praticidade na rotina escolar com material de fácil acesso disposto em seu aporte teórico, com conteúdo de forma clara e didática, proporcionando o aprofundamento do conhecimento, principalmente em um contexto público escolar.
Funder
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do AM
Publisher
Instituto Federal do Amazonas
Reference19 articles.
1. AMERICAN PSYCHOLOGICAL ASSOCIATION. Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
2. BATISTA, J. O. et al. As tecnologias como presença: aberturas para o ensinar e para o aprender. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.14, n. 2, p. 1-18, mai./ago. 2021. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9913. Acesso em: 12 jul. 2023.
3. BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação. Portugal: Porto, 1994.
4. BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 27 ago. 2023.
5. BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 128, n. 135, p. 1-15, 16 jul. 1990. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=16/07/1990&jornal=1&pagina=1&totalArquivos=80. Acesso em: 10 mar. 2024.