Author:
Magalhães do Valle Cláudia
Abstract
O ensino por projetos é uma alternativa promissora, viável e que consegue abranger várias áreas do conhecimento em um contexto que impulsiona os alunos a interagir com os temas apresentados rompendo com a visão compartimentada e fragmentada da educação escolar. O tema “resíduos sólidos” é atual e consegue contextualizar vários aspectos, como, o social, ambiental, científico e cultural, assim, o projeto objetiva desenvolver nos alunos participantes uma postura crítica perante a sociedade, a ciência e em suas vidas. Como ação metodológica o estudo foi realizado considerando uma visão integrada, mediante uma contextualização social, política, filosófica, econômica, ambiental e de saúde pública. A pesquisa teve um perfil descritivo, qualitativo e exploratório com trabalho de campo para observações. Durante o desenvolvimento do projeto houve algumas desistências por parte dos alunos. Entretanto, constatou-se que o uso de projetos temáticos é um recurso didático que contribui para um aprendizado mais contextualizado, e isso faz com que os alunos tenham uma interação maior nas práticas apresentadas e assim às relacione com os conceitos apresentados. Consideramos que o projeto atingiu seus objetivos pois trouxe uma nova abordagem do ensino de química e das ciências em geral, levando os alunos a uma compreensão mais aprofundada do mundo em que vivem, saindo da memorização de fatos descontextualizados para apropriação das práticas contextualizadas.
Publisher
Instituto Federal do Amazonas
Reference14 articles.
1. ABRELPE. Panorama dos resíduos sólidos no Brasil. 2013. pag. 28. Acesso em: 08/03/2019. Disponível em: www.suvisa.rn.gov.br/content/.../panorama_residuos_solidos_brasil.
2. ALMEIDA N. P. G. & RIBEIRO DO A. E. M.; Projetos temáticos como alternativa para um ensino contextualizado das ciências: análise de um caso. 2005. Acesso em: 08/03/2019 Disponível em: ddd.uab.cat/pub/...a2005nEXTRA/edlc_a2005nEXTRAp89protem
3. FERREIRA J. A. & DOS ANJOS A. L.; Aspectos de saúde coletiva e ocupacional associados à gestão dos resíduos sólidos municipal. 2001. Acesso em: 05/03/2019. Disponível em: www.limpezapublica.com.br/textos/4651.pdf
4. FURASTÉ, P.A. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: Explicitação das Normas da ABNT. 16 ed. Porto Alegre: Dáctilo Plus, 2012.
5. LEITE M. R. J.; BELCHIOR N. P. G.; Resíduos Sólidos e Políticas Públicas: Diálogos entre Universidade, Poder Público e Empresa. São Paulo: Editora Insular, 2014.