Abstract
Esse campo é destinado ao resumo do artigo que deve ter entre 180 e 300 palavras. O resumo, palavras-chave, PACS, title, abstract e keywords devem ser colocados na primeira página do artigo, buscando não se estender para a segunda página. O resumo deve fazer uma apresentação concisa do artigo técnico científico, contendo, uma introdução, o objetivo, uma síntese da metodologia, o principal resultado e a principal conclusão (preferencialmente nessa ordem). Não é necessário separar em itens ou seções dentro do resumo. Assim, o leitor pode conhecer a essência do conteúdo do artigo. Lembre-se que o resumo é como o trailer de um filme, as pessoas ficarão interessadas em ler completamente o artigo se o resumo lhes interessar. O resumo não deve conter informações novas não contidas no artigo; abreviações indefinidas; discussão prévia de outra literatura; referências e citações e excesso de detalhes acerca dos métodos empregados. Ele também não é o parágrafo de introdução do documento, isso deve ser colocado no início do texto. Utilize apenas informações úteis e relevantes, faça um exercício de empatia com o possível leitor interessado. Para se obter um resumo coeso, elegante e de acordo com o artigo, escreva uma prévia, realize a escrita completa do documento e, ao final, revise-o observando se o conteúdo dele reflete de forma consistente o teor do documento. Seguindo o resumo, o autor deve listar até cinco palavras-chave (evite colocar as mesmas palavras que formam o título do artigo). Após essa etapa, há ainda os PACS, que são um sistema de classificação hierárquica (mais detalhes no texto) e, em conseguinte, título, resumo e palavras-chave em inglês.
Publisher
Sociedade Brasileira de Acustica
Reference9 articles.
1. Fonseca, William D’A. Beamforming considerando difração acústica em superfícies cilíndricas. Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil, 2013. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/teses/PEMC1445-T.pdf. ISBN 978-8591677405.
2. Mareze, Paulo H.; Copetti, Guilherme; Brandão, Eric; Fonseca, William D’A.; Dresch, Fernanda e Specht, Luciano P. Modelagem da absorção acústica de camadas porosas asfálticas. Em XXVII Encontro da Sociedade Brasileira de Acústica (Sobrac 2017), Brasília, DF, Brasil, 2017. Disponível em: https://bit.ly/Modelagem-da-absorcao-acustica-de-camadas-porosas-asfalticas.
3. Brandão, Eric. Acústica de Salas: Projeto e Modelagem. 1a ed. São Paulo: Blucher, 2016. ISBN 978-8521210061.
4. Gomes, Márcio H. A.; Bonifacio, Paulo R. O.; Carvalho, Mário O. M. e Azikri, Hilbeth P. Vibro acoustic method for non destructive test of composite sandwich structures. Applied Mechanics and Materials, 751:153–158, 2015. ISSN 1662-7482. doi: 10.4028/www.scientific.net/AMM.751.153.
5. Oppenheim, Alan e Willsky, A. Simon. Sinais e Sistemas. 2a ed. São Paulo: Pearson, 2010. ISBN 978-8576055044.