Author:
Silva Josimar Pires da,Bonfim Mariana Pereira,Niyama Jorge Katsumi,Silva César Augusto Tibúrcio
Abstract
O objetivo dessa pesquisa foi o de analisar a relação entre a persistência do lucro das empresas listadas na BM&FBovespa, em comparação ao padrão IFRS. A pesquisa teve como base os dados das demonstrações financeiras, separadas em pré-convergência (anos de 2003 a 2007), e pós-convergência (anos de 2010 a 2014), resultando assim, em uma amostra de 235 empresas, com 2.350 observações. Para o cálculo da proxy de qualidade do lucro, tomou-se por base o modelo presente nos trabalhos de Dechow e Schrand (2004), Dechow, Ge, e Schrand (2010) e Perotti e Wagenhofer (2014), que considera o coeficiente angular β como a medida para a persistência nos lucros. Os achados da pesquisa demonstraram que houve aumento na qualidade do lucro após a adoção das IFRS, mostrando consistência com as pesquisas internacionais nas quais a convergência às normas internacionais de contabilidade, poderia resultar em um aumento na qualidade do lucro para as companhias.
Publisher
Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA)
Reference60 articles.
1. Ashbaugh, H., & Pincus, M. (2001). Domestic Accounting Standards, International Accounting Standards, and the Predictability of Earnings, 39(3), 417-434.
2. Accounting professionalism - a cultural perspective of developing countries;Askary;Managerial Auditing Journal,2006
3. The Relation among Capital Markets, Financial Disclosure, Production Efficiency, and Insider Trading;Baiman;Journal of Accounting Research,1996
4. Income smoothing, earnings quality and firm valuation;Bao;Journal of Business Finance and Accounting,2004
5. International Accouting Standards and Accouting Quality;Barth;Journal of Accounting Research,2007
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献