Abstract
As unidades hospitalares passaram a ter na última década uma nova visão de mercado buscando, através da qualidade da gestão na saúde, atender a aspectos como segurança do paciente e qualidade nos atendimentos. O objetivo principal desse artigo é demonstrar, por meio de uma revisão sistemática de sete artigos, as vantagens que a boa gestão de qualidade em saúde no ambiente hospitalar traz ao paciente, à equipe médica e à entidade, gerando mais qualidade na saúde, no atendimento, na prevenção de eventos adversos, na melhor capacitação da equipe médica e na geração de menor custo aos Hospitais. Os resultados foram analisados por meio da comparação dos artigos selecionados e procedimentos utilizados na Revisão Sistemática. Conclui-se que, há uma reflexão urgente sobre o papel dos gestores nas unidades hospitalares. A cultura de gestão em saúde pode e deve ser aplicada em todos os modelos de hospitais e sua aplicação traz inúmeros benefícios que ainda necessitam de melhores estudos para poderem ser mensurados.
Reference8 articles.
1. BATISTA, Josemar et al. Prevalencia y evitación de eventos adversos quirúrgicos en el hospital de enseñanza de Brasil. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 27, p. e2939, 2019.
2. BRANDÃO, Maria Girlane Sousa Albuquerque; BRITO, Odézio Damasceno; BARROS, Lívia Moreira. Gestão de riscos e segurança do paciente: mapeamento dos riscos de eventos adversos na emergência de um hospital de ensino. Revista de Administração em Saúde, v. 18, n. 70, 2018.
3. CEDRAZ, Rayane Oliveira et al. Gerenciamento de riscos em ambiente hospitalar: incidência e fatores de riscos associados à queda e lesão por pressão em unidade clínica. Escola Anna Nery, v. 22, p. e20170252, 2018.
4. DA SILVA, Patrick Leonardo Nogueira; DE AGUIAR, André Luís Cardoso; GONÇALVES, Renata Patrícia Fonseca. Relação de custo-benefício na prevenção e no controle das infecções relacionadas à assistência à saúde em uma unidade de terapia intensiva neonatal. Journal of Health & Biological Sciences, v. 5, n. 2, p. 142-149, 2017.
5. DE OLIVEIRA, João Lucas Campos et al. Management changes resulting from hospital accreditation. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 25, 2017.