Abstract
Enquadramento: o conhecimento dos clientes sobre os cuidados perioperatórios é uma necessidade importante, que se relaciona com melhores resultados no pós-operatório. Os enfermeiros devem promover a melhoria deste conhecimento no processo de prestação de cuidados. Objetivos: descrever a perceção dos enfermeiros em relação ao conhecimento demonstrado pelos clientes sobre os cuidados perioperatórios. Metodologia: estudo quantitativo, transversal, descritivo-exploratório. Aplicou-se um questionário on-line aos enfermeiros entre junho e agosto de 2022, obtendo-se uma amostra de 41 participantes. Amostragem não probabilística por conveniência. Para tratamento de dados, foi utilizado o programa estatístico SPSS®, versão 20, e respetiva análise através de estatística descritiva. Resultados: a idade média é de 35 anos, verificando-se que, na perceção dos enfermeiros, os clientes demonstram conhecimento insuficiente. Os itens cujo conhecimento foi descrito como mais deficitário foram a necessidade de banho, a avaliação da glicemia capilar e da temperatura, o tamanho da incisão e a presença de dispositivos após a cirurgia. Conclusão: o conhecimento dos clientes é percecionado pelos enfermeiros como sendo insuficiente, o que parece reforçar a importância da realização de ensinos, em especial no período pré-operatório, que poderá contribuir para a melhoria da experiência cirúrgica do cliente e redução de complicações.
Publisher
Escola Superior de Saude Norte da Cruz Vermelha Portuguesa
Reference21 articles.
1. Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (2012). Enfermagem perioperatória – da filosofia à prática dos cuidados. Loures: Lusodidacta.
2. Bandeira, R. A., Gomes, L., Bezerra, A., & Duarte, J. (2017). Correlation between preoperative anxiety and acute postoperative pain in elderly patients submitted to transvesical prostatectomy. Revista Dor, 18(4), 291-297. https://doi.org/10.5935/1806-0013.20170118
3. Breda, L. F. F. (2019). Influência da consulta pré-operatória de enfermagem na satisfação das necessidades informativas do cliente (Tese de Mestrado). Escola Superior de Enfermagem de Coimbra.
4. Breda, L. F. & Cerejo, M. N. (2021). Influência da consulta pré-operatória de enfermagem na satisfação das necessidades informativas do cliente. Revista de Enfermagem Referência, 5(5), e20088. https://doi.org/10.12707/RV20088
5. Direção Geral da Saúde (2021). Feixes de Intervenções de Prevenção da Infeção de Local Cirúrgico. Norma 020/2015.