Abstract
Este estudo investigou a influência das fanfictions na aquisição de novos letramentos de alguns alunos do Ensino Médio que exercem essa prática. O objetivo da pesquisa é demonstrar como as fanfictions podem promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de jovens estudantes do Ensino Médio, como também, identificar suas contribuições na aquisição de novos saberes. Para tanto, utilizou-se de um questionário virtual, além de pesquisa bibliográfica e de campo por entrevistas, realizada com 37 alunos do 1º ano do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte. Os resultados evidenciam que os multiletramentos já fazem parte da cultura juvenil, bem como o surgimento de gêneros escritos como a fanfiction, que contribuiu para o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras, inserindo esses sujeitos nas práticas sociais de multiletramentos.
Publisher
Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Catalão
Reference33 articles.
1. ALVES, Elizabeth Conceição de Almeida. Fanfiction e práticas de letramento na Internet. Campinas: Pontes Editores, 2015.
2. AZZARI, Eliane Fernandes; CUSTÓDIO, Melina Aparecida. Fanfics, a produção textual colaborativa. Esc@la conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, p. 73-109, 2013.
3. BAYM, Nancy. Tune in, log on: Soaps, fandom, and online community. Thousand Oaks. Calif.: Sage, 2000.
4. BAYM, Nancy K. The new shape of online community: The example of Swedish independent music fandom. 2007.
5. BLACK, Rebecca. Access and affiliation: The literacy and composition practices of English‐language learners in an online fanfiction community. Journal of adolescent& adult literacy, v. 49, n. 2, p. 118-128, 2005.