Affiliation:
1. Centro Universitário de Viçosa - UNIVIÇOSA
2. Universidade Federal de Viçosa - UFV
3. Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará
Abstract
Resumo: As micro e pequenas empresas (MPEs) têm um importante papel para o desenvolvimento econômico e social dos municípios, gerando emprego e renda à população. Porém, muitas empresas acabam encerrando suas atividades de forma precoce, principalmente por motivos relacionados a deficiências na gestão do capital de giro. Assim, este artigo objetiva verificar quais aspectos possam exercer influência para o risco de liquidez nas MPEs, tomando-se como área de estudo o município de Viçosa-MG. Para isso, realizou-se a aplicação de 60 questionários junto a micro e pequenos empresários do município. Como abordagem metodológica, foram utilizadas as técnicas de análise descritiva e regressão logística. Os resultados encontrados apontaram que as causas que levam os empresários ao fracasso estão associadas a um conjunto de variáveis, tais como: empréstimos bancários; fluxo de caixa superior ao ciclo operacional; incompetência gerencial, causada pelo acúmulo de funções admitidas pelos empresários; acesso ao crédito; confusão entre a pessoa física e a pessoa jurídica, ferindo o princípio da entidade e inexistência de um plano de negócio. Dessa forma, destaca-se a importância do planejamento financeiro e a importância da separação entre empresa e empresário no que se refere ao gerenciamento dos empreendimentos.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas. Planejamento. Risco de liquidez.
Publisher
Revista da Micro e Pequena Empresa - RMPE
Reference28 articles.
1. ANTÃO, M. G.; PERES, C. J.; MARQUES, H. M. Taxonomia da Falência e a Recuperação de Empresas-O Porquê do insucesso. European Journal of Applied Business Management, n. Special Issue, p. 30–58, 2018. Disponível em: . Acesso em: 21/03/2019.
2. BELÁS, J. et al. Risk perception diff erences between micro-, small and medium enterprises "Risk perception diff erences between micro-, small and medium enterprises. Journal of International Studies, v. 8, n. 3, p. 20–30, 2015.
3. BRASIL. Lei Complementar 123/06. Institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte; altera dispositivos das Leis no 8.212 e 8.213, ambas de 24 de julho de 1991, da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, p. Brasília, DF, junho, 2006. Disponível em: .
4. CASTANHEIRA, D. R. F. A formalização integral e sua contribuição para o desempenho econômico-financeiro das micro e pequenas empresas brasileiras (mpes). 2017. 119 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo.
5. CHÉR, R. A gerência das pequenas e médias empresas. 2. Ed. São Paulo: Maltese, 1991.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献