Affiliation:
1. Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Paulista
Abstract
RESUMO
O propósito deste artigo é investigar se o tempo de franqueamento tem interferência na percepção de valor da marca da franquia pelo microfranqueado. Para isso foram abordados três aspectos referentes à percepção do valor de marca: (1) propaganda e promoção; (2) força da marca; e (3) capacidade de fidelização de clientes. A pesquisa realizada foi descritiva, quantitativa, com metodologia survey, com amostra de 197 microfranqueados, localizados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais, na qual foi aplicada a técnica de análise de regressão linear. Os resultados encontrados não suportaram a relação de associação entre as variáveis independentes (marca) e a variável dependente (tempo de franqueamento). O resultado contribui para o aprofundamento do entendimento da gestão de redes de microfranquias, em especial da perspectiva do microfranqueado, e pela abordagem da Teoria do Ciclo de Vida em U – honeymoon – no contexto de redes de franquias, especificamente em função do tempo de franqueamento.
Palavras-chave: Redes de franquias; Microempreendedor; Microfranquias; Honeymoon.
Publisher
Revista da Micro e Pequena Empresa - RMPE
Reference62 articles.
1. AAKER, D. A. Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name. New York, v. 28, n. 1, p. 35-37, 1991.
2. AAKER, D. A. Criando e administrando marcas de sucesso. São Paulo: Futura, p. 137-144, 1996.
3. AAKER, D. A. Marcas: brand equity: gerenciando o valor da marca. Gulf Professional Publishing, 1998.
4. ABF. Associação Brasileira de Franchising. Microfranquias: novos dados divulgados pela ABF revelam crescimento de 8%. 2020. Disponível em: . Acesso em: 16 set 2020.
5. ALON, I. Global franchising and development in emerging and transitioning markets. Journal of Micromarketing, v. 24, n. 2, p. 156-167, 2004.