Affiliation:
1. Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia
Abstract
Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar as causas de conflitos entre sócios em start ups de base tecnológica incubadas e suas consequências. O estudo envolveu uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas com três casos de start ups de base tecnológica incubadas. Em todos os casos, um dos sócios saiu da firma. O respondente-chave foi o sócio que permaneceu na start up e se envolveu mais ativamente no conflito, logo, foram entrevistados no total três empreendedores. A análise das transcrições das entrevistas foi realizada de maneira manual em que se procurou identificar trechos de texto relacionados aos motivos que geraram os conflitos e as suas consequências. Por meio dos relatos dos empreendedores, as causas dos conflitos que foram identificadas entre os sócios se referiam principalmente à diferenças de informação e percepção, não alinhamento de metas e problemas de personalidade. Também foi identificado que as incubadoras pesquisadas não procuraram intervir nos conflitos, o que poderia ser revisto pelas incubadoras considerando o impacto do conflito no desenvolvimento das starts up. Os conflitos geraram algumas consequências negativas, por exemplo, o atraso na realização das atividades, e consequências positivas, como a experiência e aprendizado para os sócios remanescentes.
Palavras-chave: conflito, sócios, start up, base tecnológica, incubadora.
Publisher
Revista da Micro e Pequena Empresa - RMPE
Reference39 articles.
1. ANDRADE, R; AMBONI, N. Estratégias de gestão: processos e funções do administrador, Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
2. ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO - ACP. 6 conflitos entre sócios que podem prejudicar uma empresa. Disponível em: < https://acsp.com.br/publicacao/s/6-conflitos-entre-socios-que-podem-prejudicar-uma-empresa>. Acesso em: 01/10/2021.
3. ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ENTIDADES PROMOTORAS DE EMPREENDIMENTOS INOVADORES - ANPROTEC. Disponível em: < https://anprotec.org.br/site/sobre/incubadoras-e-parques/#1>. Acesso em: 01/10/2021.
4. AVILA, L. C. de; SILVA NETO, R. Centros de inovação e empreendedorismo: estudo bibliométrico e revisão sistemática. Revista Perspectivas Online, v. 10, n. 27, p. 54-69, 2020.
5. BORINI, F; LUCHESI, E. Gestão das Empresas Multinacionais e os Conflitos de Agência. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (RECADM). v. 6, n. 2, 2007.