Affiliation:
1. Universidade Ibirapuera
2. Universidade Ibirapuera Faculdades de Campinas - FACAMP
Abstract
Resumo: O objetivo principal desse trabalho consiste em detalhar a implantação de uma inovação tecnológica, com a adoção do separação com códigos de barras e Rádio frequência, desenvolvida nas etapas de definição de requisitos de sistema e estrutura geral, na determinação dos procedimentos operacionais e seus respectivos métodos e na avaliação e validação do modelo. Em termos de diagnóstico do problema da empresa, os principais problemas elencados voltam-se separação do produto, erros de etiquetagem de Stock Keeping Unit (SKU), falta de produtos, falta de lançamentos de volumes ou lançamento errado, aferição de dados logísticos controvertidos, lotes de fabricação, fragmentação de quantidades de itens pendentes, erros de transporte e faturamento. A intervenção proposta na adoção do sistema de picking, dentro do macroprocesso e atendimento aos requisitos da MSR, extraídos do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Os principais resultados voltam-se a redução dos desperdícios identificados no processo de picking, embalagens, redução do nível de erros, melhoria na gestão dos fluxos operacionais e materiais.
Palavras-chave: Inovação. Processo de Picking. Logística.
Publisher
Revista da Micro e Pequena Empresa - RMPE
Reference23 articles.
1. Armbruster, D., & Gel, E. S. (2006). Bucket brigades revisited: Are they always effective?. European Journal of Operational Research, 172(1), 213-229.
2. Ashayeri, J., & Gelders, L. F. (1985). Warehouse design optimization. European Journal of Operational Research, 21(3), 285-294.
3. Ballou, R. H. (2005). Gerenciamento da cadeia de suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. São Paulo: Bookman.
4. Bartholdi III, J. J., & Eisenstein, D. D. (1996). A production line that balances itself. Operations Research, 44(1), 21-34.
5. Bertaglia, P. R. (2017). Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. Saraiva Educação SA.