Abstract
Objetivo : Analisar as relações entre o comércio de Governança Corporativa (GC) e as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nas cooperativas do Rio Grande do Sul.
Referencial teórico: Fundamentação na teoria dos stakeholders, responsabilidade social e governança corporativa.
Método: O estudo se classifica como pesquisa descritiva, de campo e quantitativa. A amostra foi consertada por 35 cooperativas do estado, de diferentes ramos de atuação, que responderam à pesquisa, contendo questões a respeito das 4 dimensões de RSC, proposta pelo modelo da pirâmide de Carroll (1991) e questões acerca dos câmbio de GC. Para a análise dos dados, foi utilizada a voz de Pearson .
Resultados e conclusão: Os resultados dão conta de que os tomar de GC, estão positivamente associados às práticas de RSC nas cooperativas experimentadas, independente do ramo de atuação das mesmas, indicando que a intensidade das práticas de RSC reconhecidas pelo modelo de Carroll (1991) , se mostram com maior consistência a medida que a intensidade da aplicação dos botões de GC estavam, aumentando. Conclui-se que dentre os dez (10) exames exames, a investigação indica rejeição para uma delas, que foi a associação entre o Conselho de Administração (CA) e RSC, que apesar de ter sido encontrada uma associação positiva, ela não foi significativa .
Implicações da pesquisa: Os achados confirmam os orçamentos teóricos trazidos para este estudo de que as boas práticas de Governança Corporativa aprenderam com o estabelecimento de estratégias e práticas de Responsabilidade Social em cooperativas do Rio Grande do Sul.
Originalidade/valor: expandiu o conhecimento sobre a importância das práticas de RSC, bem como na verificação da relação com o controle de GC em organizações cooperativas, de modo a entender se elas estão ou não associadas e qual tipo de associação ocorre.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Subject
Management, Monitoring, Policy and Law,Geography, Planning and Development
Reference60 articles.
1. Aguilera, R. V.; Desender, K.; Bednar, M. K.; Lee, J. H. (2015). Connecting the Dots: Bringing External Corporate Governance into the Corporate Governance Puzzle. The Academy of Management Annals, v. 9, n. 1.
2. Almeida, M.C. (2012). Auditoria: um curso moderno e completo. 8 ed. São Paulo: Atlas.
3. Amarante, J. G. M. C. C.; Deretti, S.; Silva, E. D. da. (2015). Governança corporativa e responsabilidade social corporativa: uma revisão sistemática desta relação. Revista de Ciências da Administração, v. 1, n. 1.
4. Azevedo, I. P. (2013). Responsabilidade social empresarial: benefícios para a sociedade gerando lucratividade para empresas. In: IX Congresso Nacional de Excelência em Gestão.
5. Baggio, D. K. (2015). Finanças e Governança Corporativa: Sucessão e Longevidade. Novas Edições Acadêmicas. v.1.
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献