PROPOSTA DE UMA METODOLOGIA ADAPTADA PARA A DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DO ICMS SOCIOAMBIENTAL REFERENTE À PARCELA DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM PERNAMBUCO

Author:

De Souza Deyvison Luiz AndradeORCID,Sobral Maria do Carmo MartinsORCID,Da Paz Diogo Henrique FernandesORCID

Abstract

O ICMS ecológico é um instrumento político que leva em consideração critérios ambientais para partilha do valor de arrecadação do ICMS destinado aos municípios brasileiros. Este instrumento tem por objetivo promover melhorias nos municípios referentes aos aspectos sociais e ambientais, consequentemente, melhorando a qualidade de vida dos munícipes e combatendo as formas de poluição ambiental. Em Pernambuco, o ICMS ecológico é conhecido como ICMS Socioambiental e os critérios ambientais são baseados em unidades de conservação, proteção de corpos hídricos e disposição correta de resíduos sólidos dos municípios. Para que o município tenha direito à partilha dos recursos provenientes do ICMS Socioambiental referente a resíduos sólidos em Pernambuco é necessário que a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) avalie a situação de tratamento dos resíduos sólidos sob a ótica de critérios referentes a aterro sanitário e a unidade de compostagem. A avaliação de ambos os critérios juntamente com a proporção da população residente no município é que estabelece o valor financeiro que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE) repassará ao município. Esta pesquisa objetiva propor uma metodologia adaptada para a distribuição dos recursos provenientes do ICMS Socioambiental referente a resíduos sólidos no estado de Pernambuco por meio da inserção de um novo critério no sistema de avaliação da CPRH.  O novo critério é composto por dez indicadores ambientais informados pelos municípios ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e diz respeito a gestão municipal dos resíduos sólidos.  Com a inclusão do novo critério no sistema de avaliação da CPRH, esta pesquisa simulou o desempenho dos 184 municípios pernambucanos na participação dos recursos provenientes do ICMS Socioambiental referente a resíduos sólidos em três cenários, com pesos distintos entre os critérios de avaliação. A análise desses cenários foi feita em três municípios e revelou que a inclusão de um novo critério no sistema de avaliação da CPRH contribui para o fortalecimento da gestão municipal de resíduos sólidos.

Publisher

RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental

Subject

Management, Monitoring, Policy and Law,Geography, Planning and Development

Reference30 articles.

1. ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. ABNT NBR 10.004, 2004. Resíduos Sólidos: Classificação - NBR 10.004/2004. Página 1. Disponível em: < http://www.vigilanciasanitaria.sc.gov.br/index.php/download/category/64-legislacao?download=433:nbr-10004.>. Acesso em: 21 junho 2018.

2. ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 8419/1992. Apresentação de projetos de aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos. Disponível em: . Acesso em: 28 de fev 2022.

3. ABRELPE, 2021, PANORAMA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO BRASIL, Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Disponível em: < http://www.abrelpe.org.br/panorama/>. Acesso em 05 de maio de 2022.

4. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

5. BRASIL. Emenda Constitucional nº 108 de 26 de agosto de 2020. Disponível em: . Acesso em 27 de dezembro de 2022.

Cited by 3 articles. 订阅此论文施引文献 订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3