Abstract
Objetivo: Analisar as ações da indústria calçadista brasileira voltadas para a introdução de inovações com ênfase na sustentabilidade.
Referencial Teórico: As categorias apresentadas no estudo abordaram a evolução histórica da sustentabilidade e conceitos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Método: Adotou-se como lócus da pesquisa as indústrias produtoras de calçados certificadas pelo selo Origem Sustentável. O método de investigação é qualitativo, descritivo, de natureza aplicada. A análise cruzou as informações publicadas nos relatórios de sustentabilidade destas empresas com as dimensões dos objetivos do desenvolvimento sustentável – pessoas, planeta, paz, prosperidade e parceria.
Resultados e Conclusão: Verificou-se que algumas estratégias são transversais a todas as dimensões. Na dimensão pessoas, as empresas adotam prioritariamente, ações voltadas para saúde e educação. Na dimensão planeta, as inovações consistem no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, uso de energia limpa, redução no consumo de água nos processos, uso de tecnologia e modelos de gestão fundamentados nos pilares da sustentabilidade. Nas dimensões prosperidade, paz e parceria, as empresas apresentam ações transversais a atividade principal do negócio, com destaque para a adoção de código de ética e gestão transparente na dimensão paz.
Implicações da Pesquisa: A pesquisa reforça os estudos anteriores quanto a predominância das práticas sustentáveis voltadas para a gestão dos resíduos sólidos, contudo, é possível perceber novas ações em destaque, como a gestão do uso responsável da água e de energia limpa, além de investimentos em pesquisas e desenvolvimento de produtos a partir de materiais mais sustentáveis.
Originalidade: Esses resultados contribuem para os estudos acadêmicos com evidências de mudanças nas práticas da indústria calçadista.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Subject
Management, Monitoring, Policy and Law,Geography, Planning and Development
Reference36 articles.
1. ABICalçados. (2022). Relatório Setorial Indústria de Calçados 2019. Recuperado de: http://abicalcados.com.br/publicacoes/relatorio-setorial.
2. Agência de Notícias Brasil-Árabe. (2022). Calçados Sustentáveis para ganhar o mundo. Recuperado de: https://anba.com.br/calcados-sustentaveis-para-ganhar-o-mundo/#:~:text=O%20segmento%20nacional%20j%C3%A1%20conta,por%20uma%20reformula%C3%A7%C3%A3o%20em%202019.
3. Barros, C. S. (2020). Matriz de dimensões e indicadores de sustentabilidade da Ibiapada/CE com base no planejamento regional (Tese de Doutorado). Universidade do Vale do Taquari, Lajeado, Santa Catarina.
4. Berlato, L. F., Saussen, F., & Gomez, L. S. R. (2016). A sustentabilidade empresarial como vantagem competitiva em branding. DAPesquisa, 11 (15), 24-41.
5. Belinky, A. (2016). A terceira geração da sustentabilidade empresarial. GV-EXECUTIVO, 15 (2), 38-42.