Abstract
Objetivo: Analisar a relação entre as práticas de mitigação às mudanças climáticas e o desempenho das empresas industriais brasileiras.
Referencial teórico: Conforme Felgenhauer e Webster (2013) a mitigação é uma redução de emissão dos gases de efeito estufa. A adoção de práticas sustentáveis no âmbito das mudanças climáticas pode influenciar sua posição no mercado, por meio da reputação empresarial e a legitimidade do mercado (BRAMMER & PAVELIN, 2006).
Método: O estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, possui uma etapa qualitativa e uma quantitativa por meio de um e-survey com 39 empresas brasileiras do setor industrial. Adotou-se como variáveis independentes as práticas de mitigação e como variáveis dependentes os desempenhos: financeiro, inovador, de produção, de mercado e exportador.
Resultados e conclusão: Identificou-se relações existentes entre as práticas de mitigação e diferentes dimensões do desempenho empresarial, principalmente no que tange a inovação. Ainda há evidências de que ações para controlar emissões de gases de efeito estufa podem levar a ganhos financeiros, de imagem e de produtividade.
Implicações da pesquisa: A compreensão das práticas de mitigação adotadas pelas indústrias contribui para a divulgação e a propagação das mesmas, podendo proporcionar uma base para as demais empresas. Além disso, o entendimento da relevância e dos benefícios da adoção dessas práticas favorece a atenuação dos impactos socioambientais para a sociedade.
Originalidade/valor: O desenvolvimento de um modelo integrando práticas de mitigação e o desempenho empresarial pode ser considerado um aporte teórico, visto que na literatura são encontradas iniciativas que tratam as temáticas de forma unilateral.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Subject
Management, Monitoring, Policy and Law,Geography, Planning and Development
Cited by
8 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献