Abstract
Desde que os humanos evoluíram nas sociedades, eles influenciaram cada vez mais os ecossistemas em todo o mundo. Com o intuito de garantir a preservação da vida na terra e promover o crescimento sustentável, a ONU setembro de 2015 elaborou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, inspirando-se nos ensinamentos obtidos a partir dos oito Objetivos do Desenvolvimento Milênio. Levando em consideração que um dos desafios da implementação da Agenda 2030 se situa na necessidade de um sistema de governança, o presente trabalho tem como objetivo adaptar um modelo de governança municipal, mudando o monitoramento dos ODS nos municípios brasileiros, a partir de indicadores que oferecem uma análise das potencialidades e fragilidades da estrutura e contexto local. De natureza qualitativa e aplicada. Sendo uma visão descritiva e exploratória, para explorar indicadores relacionados à governança. A ferramenta matricial para análise dos sistemas de governança nacional e local para os ODS proposta nesse trabalho leva em consideração indicadores de governança para sustentabilidade, alinhados aos ODS que podem ser aplicáveis a qualquer tema, domínio ou subdomínio específico de governança. Portanto, os sistemas de governança podem desempenhar um papel fundamental para o cumprimento dos ODS, pois monitoraram o progresso de suas ações e medidas em direção às metas da Agenda 2030 permitindo verificar os avanços e onde mais engajamentos são necessários para coordenar e integrar as diversas partes específicas com políticas e estratégias eficientes e direcionadas para os esforços dos ODS, auxiliando na tomada de decisão mais assertiva.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Reference33 articles.
1. Associação Brasileira de Desenvolvimento [ABDE] (2022). Plano ABDE 2030 apresentações estratégicas para que o Brasil possa atingir os ODS. https://abde.org.br/plano-abde-2030-apresenta-acoes-estrategicas-para-que-o-brasil-possa-atingir-os-ods/.
2. Agência Europeia do Ambiente (2019). Transições de Sustentabilidade: Política e Prática; Agência Europeia do Ambiente: Copenhaga, Dinamarca, 2019.
3. Governance as Theory, Practice, and Dilemma
4. Implementing the “Sustainable Development Goals”: towards addressing three key governance challenges—collective action, trade-offs, and accountability
5. Quality of Governance at the Communal Level in Poland: an Exploratory Study of the Worst Performer Case From the Opolskie Province
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献