Abstract
Objetivo: Propomo-nos desenvolver uma reflexão crítica sobre a temática em análise que, invariavelmente, se subsume à diversidade cultural afeta à formação das gerações vindouras, seus desafios e oportunidades.
Referencial Teórico: O presente trabalho reporta-se à dinâmica dicotómica entre educação e património numa base de reflexão dialogicamente intrínseca decorrente da estrutura relacional entre memória e identidade e as dinâmicas educativas como epicentro dessa mesma interação e aprofundamento conceptual. Uma herança cultural devidamente cuidada (e vivida) proporciona-nos uma ampla visão sobre a história de um país, de um povo ou de um determinado grupo que, a seu tempo, contribuirá ativamente para a formação da identidade desse país, desse povo ou grupo. Este ciclo determina a formação de grupos, nas categorias sociais e no resgate da memória, desencadeando assim uma ligação entre o cidadão e suas raízes. Promovendo a preservação, a continuidade e a inovação informada dos interlocutores atuais e vindouros. A ciência, a tecnologia e a inovação assumem um papel preponderante a vários níveis e domínios desta matriz dialógica entre as dimensões identitárias, patrimoniais e culturais e a dimensão educativa de compromisso na formação das gerações contemporâneas e futuras, alicerçada numa perspetiva educacional voltada para a ação transformadora do homem (e da sua atividade) no mundo em que este se insere e que o rodeia.
Método: Revisão de literatura de matriz narrativa, buscando. descrever ou discutir o estado atual do tema pesquisado
Resultados e Discussão: Afere-se que a relação entre educação e património é intrínseca, pois ambos estão ligados à preservação da memória e da identidade cultural de uma sociedade. O património, seja material ou imaterial, é uma fonte rica de conhecimento que pode ser explorada em contextos educativos para promover a compreensão da história e das tradições de um povo.
Implicações da Pesquisa: Perspetiva-se, para futuro, determinadas considerações passiveis de reflexão e aprimoramento, com base da estrutura e base conceptual emanada dos autores (e obras) de referência que versam sobre a temática em debate e reflexão.
Originalidade/Valor: A presente revisão triangula, de forma original, a relação entre a memória, identidade e dinâmicas educativas no âmbito da educação e património. Promovendo, por um lado, a reflexão sobre a temática e a articulação entre áreas e, por outro lado, desafiando a novos estudos que coloquem em interação a interseção do conhecimento de áreas conceitualmente próximas na atividade profissional docente / investigativa.
Publisher
RGSA- Revista de Gestao Social e Ambiental
Reference47 articles.
1. Alberti, V. (2004). Ouvir e contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV.
2. Arnold, M. (1986). Between Two Worlds. Ann Arbor: University of Michigan.
3. Preservação do patrimônio arqueológico: reflexões através do registro e transferência da informação
4. Belinazo, D. P., & Jacomelli, J. (2006). Diversidade e hibridismo culturais: bases de desenvolvimento regional. Revista FAE, 9(2), 1-12.
5. Candau, J. (2011). Memória e identidade. São Paulo: Contexto.
Cited by
3 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献