Abstract
O artigo propõe que o respeito aos precedentes seja compreendido como uma norma fundamental do sistema brasileiro de justiça multiportas. Para isso, analisa, em um primeiro momento, a configuração do sistema de justiça no Brasil, estruturado em múltiplos modos de solução de problemas jurídicos, e suas características (auto-organização, abertura, adequação, preferência pela solução consensual e integração). Na sequência, aborda o conteúdo jurídico do art. 926 do Código de Processo Civil brasileiro, dispositivo central no sistema de precedentes. Ao final, examina a abrangência e o significado dos deveres de coerência, integridade e estabilidade no sistema brasileiro de justiça multiportas.
Publisher
Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Reference77 articles.
1. Aarnio, A. (2011). The procedure of legal reasoning. In Essays on the doctrinal Study of Law. Springer.
2. Aarnio, A. (1987). The rational as reasonable - a treatise on legal justification. D. Reidel.
3. Alexy, R. (2008). Teoria dos direitos fundamentais (Virgílio Afonso da Silva, trad). Malheiros.
4. Amaral, G. R. (2021). Arbitragem e precedentes. In L. G. Marinoni y C. B. Leitão, Arbitragem e Direito Processual. RT.
5. Aragão, A. S. de (2006). Teoria das autolimitações administrativas: atos próprios, confiança legítima e contradição entre órgãos administrativos. Revista de Direito do Estado, 1(4).