Author:
Oliveira Helenamara Fonseca Sobrinho de,Nunes Ana Bárbara de Araújo
Abstract
As Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) têm a função de promover o tratamento das águas residuárias, logo sendo uma opção para a mitigação da escassez hídrica. Algumas dessas estações, porém, possuem problemas no monitoramento e na avaliação dos seus processos de tratamento, descartando os seus efluentes em desacordo com as legislações ambientais de lançamento, logo prejudicando a saúde dos corpos hídricos. O objetivo deste trabalho consistiu na construção de um índice de tratamento de esgoto sanitário (ITES), como uma ferramenta inovadora, que analisou qualitativamente parâmetros com base nas legislações ambientais e auxiliaria na tomada de decisão quanto ao lançamento dos efluentes das ETEs. Para isto, foram escolhidas onze estações, que operam com a tecnologia reator anaeróbio de fluxo ascendente e manta de lodo (UASB), localizadas em Fortaleza-CE, visando avaliar os seus dados de efluentes tratados entre 2016 e 2020. O índice foi construído utilizando análise de componentes principais e as estações foram classificadas, com base no atendimento das legislações ambientais, em três classes: insatisfatório, satisfatório e excelente. A partir da análise dos índices aplicados, quatros estações foram classificadas como insatisfatórias, quatro como satisfatórias e três com atendimento excelente as legislações avaliadas. Portanto, o índice representou objetivamente os efluentes e auxiliou a tomada de decisão quanto ao lançamento em corpos hídricos.
Publisher
Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Reference33 articles.
1. Brasil (2011) Resolução nº 430 de 13 de maio de 2011 – Dispõe sobre as condições e padres de lançamento de efluentes, CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente. Diário Oficial da União Maio/2011. Data de acesso: 15 de março de 2022. Disponível em: http://conama.mma.gov.br/?option=com_sisconama&task=arquivo.download&id=627
2. Ceará (2017) Resolução º02 de 02 de fevereiro de 2017 – Dispõe sobre padres e condições para lançamento de efluentes líquidos gerados por fontes poluidoras, COEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente. Diário Oficial do Estado, Fevereiro/2017. Data de acesso: 15 de março de 2022. Disponível em: https://www.semace.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/46/2019/09/COEMA-02-2017.pdf
3. Çelekli, A., Şahin, G. (2021) Bio-assessment of wastewater efluente conditions with algal pollution and multivariate approach. Journal of Cleaner Production, 310. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2021.127386
4. Cerqueira, P.L.W., AISSE, M.M. (2021) Custos de processamento de lodo em Estações de Tratamento de Esgoto com reatores anaeróbios de manta de lodo e pós-tratamento aeróbio: subsídios para Estudos de Concepção, Engenharia Sanitária e Ambiental, 26(2), 251-262. https://doi.org/10.1590/S1413-415220190244.
5. CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (2022) Apêndice D Índices de Qualidade das Águas Data de acesso: 15 de março de 2022. Disponível em: Apêndice D – Índices de Qualidade das Águas – Águas Interiores (cetesb.sp.gov.br)