Author:
Oliveira Amurabi,Félix De Melo Marina,Pequeno Dos Santos Silva Mayres Lane,De Freitas Rodrigues Quemuel Baruque
Abstract
O presente artigo analisa as diferentes formas de produção acadêmica e científica de 202 bolsistas de produtividade do CNPq da área de sociologia no Brasil. A análise técnica fundamenta-se em um estudo de perspectiva metodológica quantitativa que estabeleceu a criação de um indicador de produtividade acadêmica composto por 18 variáveis. O indicador criado é analisado paralelamente a diversas variáveis como gênero, região, internacionalização, tipo de bolsa, cargos de gestão ocupados etc. Como principais contribuições desta pesquisa podemos destacar as seguintes: a) visibilização das desigualdades regionais, de gênero e com relação às notas dos programas na distribuição das bolsas de produtividades; b) desvelamento dos fatores preponderantes no processo de hierarquização dos bolsistas da área de sociologia,nos quais a produção acadêmica chega a ser secundária.
Publisher
Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Reference27 articles.
1. Barata, Rita B. e Moisés Gooldbaum. 2003. “Perfil dos pesquisadores com bolsa de produtividade em pesquisa do cnPq da área de saúde coletiva”, em Cadernos Saúde Pública, vol. 19, núm. 6, 1863-1876, Brasil: Fiocruz. Barreira, Irlys, Soraya Cortês, e Jacob Carlos Lima. 2018. “A sociologia fora do eixo: diversidades regionais e campo da pós-graduação no Brasil”, em Revista Brasileira de Sociologia”, vol. 6, núm. 13, 76-103, Brasil: Sociedade Brasileira de Sociologia.
2. Bordignon, Rodrigo. 2019. “Trajetos escolares e destinos profissionais: o caso das ciências sociais no Brasil”, em Política & Sociedade, vol. 18, núm. 41, 88-114, Brasil: Universidade Federal de Santa Catarina.
3. Bourdieu, Pierre. 2004. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico, São Paulo: Editora da Unesp.
4. Bourdieu, Pierre. 2007. A Distinção: crítica social do julgamento, São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk.
5. Bourdieu, Pierre. 2011. Homo Academicus, Florianópolis: edUFsc.