Abstract
Neste artigo, foi explorado alguns aspectos do romance Torto arado, de Itamar Vieira Junior, publicado em 2019, com o interesse de ressaltar a relevância dessa obra que está não apenas emuma escrita fluída, de sucesso, mas também do seu valor, seja ele no campo individual, cultural, político ou ideológico. As reflexões aquirealizadas também direcionaram o nosso olhar para compreender o percurso do romance na qual é considerado pelos críticos um fenômeno da literatura contemporânea no Brasil. Inicialmente, apontamos reflexões sobre o romance e o seu papel social, tendo emvista que faz parte da literatura Regionalista. Em seguida, procuramosentender como foi o processo de criação da obra, o seu discursointerliterário e, por fim, o seu valor. Neste último, buscamos textos de críticos brasileiros que ressaltam a importância e o valor que Tortoarado tem para a literatura nos dias atuais. As perspectivas teóricasque permeiam o estudo são as obras de: Spivak (2010), Aleksievitch(2016), Marchetto (2018), Ribeiro (2019), Candido (2009), Santini (2011), Jobim (2013), entre outros.
Reference24 articles.
1. ABREU, M. Cultura letrada: literatura e leitura. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
2. AGAMBEN, Giorgio. Qu’est-ce que le contemporain?. Tradução de Maxime Rovere. Paris: Payot & Rivages, 2008.
3. ______. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução de Vinícius Nicastro. Chapecó: Argos, 2009
4. ALEKSIEVITCH, Svetlana. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear. Tradução de Sonia Branco. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. 383p. Título original: Чернобыльская молитва: Хроника будущего.
5. CAGIANO, Ronaldo. Livro 'Torto arado' revela o drama do interior do país. Correio Braziliense, São Paulo, 27 de jul. de 2019. Disponível em: . Acesso em: 10 de fevereiro. de 2023.