Author:
Xavier Janeide Maria de Lima,Barboza Marcelo Loer Bellini Monjardim,Albuquerque Helder Neves de
Abstract
Esta pesquisa tem por objetivo geral verificar o enfoque dado pela literatura científica acerca dos estudos etnobotânicos sobre a Matricaria chamomilla L. na Paraíba, Brasil. Este trabalho trata-se de uma revisão sistemática de literatura usando o Google Acadêmico como fonte de pesquisa. Os dados coletados contribuem para um possível resgate de uma parcela cultural/popular/científica referente ao etnoconhecimento a respeito da M. chamomilla, passado popularmente no estado da Paraíba. Da mesma forma em que foi possível verificar que na maioria dos estudos o uso deste vegetal, mesmo de forma popular, apresenta embasamento científico em relação a indicação de uso. A análise da literatura evidenciou que a M. chamomilla possui uma destacada importância medicinal pelo fato de conter compostos fenólicos, glicosídeos e óleos essenciais presentes na sua composição, responsáveis pelos efeitos descritos no decorrer deste estudo. Assim, este estudo poderá contribuir na área de saúde pública e permitiu difundir conhecimentos científicos e populares, contudo, sugere-se mais estudos na área, como também, a identificação botânica de espécies cultivadas pela população para o aprimoramento dos dados etnobotânicos e científicos.
Reference32 articles.
1. ALCORN, J. B. The scope and aims of ethnobotany in a developing world. Ethnobotany: evolution of a discipline, v. 1, p. 23-39. 1995.
2. ALEXÍADES, M. N.; SHELDON, J. W. Selected guidelines for ethnobotanical research: a field manual (No. Sirsi). 1996.
3. ALMASSY JÚNIOR, A. A. Plantas Medicinais na Terapêutica Humana. UFV. 2020.
4. ALVES, C. A. B. et al. Comercialização de plantas medicinais: um estudo etnobotânico na feira livre do município de Guarabira, Paraíba, nordeste do Brasil. Gaia Scientia, v. 10, n. 4, p. 390-407. 2016.
5. ALVES, G. C. A percepção das gestantes frente à utilização de plantas medicinais no município de Cuité-PB. 2019. Monografia (Bacharelado em Enfermagem) - Universidade Federal de Campina Grande. Cuité. 2019.