Author:
SANTOS Maria Aparecida Cabral Costa dos,LUCENA Helen Halinne Rodrigues de
Abstract
Este estudo teve como objetivo analisar como a indisciplina no contexto escolar contribui na desconstrução do processo de ensino e aprendizagem dos educandos do 7º ao 9º ano da cidade de Vertente do Lério-PE. Tratou-se de uma pesquisa exploratória-descritiva com abordagem quali-quantitativa, com questionários aplicados a 15 estudantes e 11 professores, desenvolvida entre os meses de maio e junho de 2019. Constatou-se sobre o perfil dos professores pesquisados que a maioria é do gênero feminino, na faixa etária de 34 a 53 anos, casados e com filhos. Todos são licenciados na área que atuam e possuem pós-graduação, atuam a mais de 10 anos no ensino e não possuem outra atividade remunerada, com carga horária total de atividades de 30h/semanais. Sobre como lidam com a indisciplina, os professores afirmam que fazem uso de dinâmicas, diálogos, uso de jogos e atividades diversas na tentativa de amenizar a indisciplina escolar. Afirmam ainda que as situações de indisciplina que ocorrem em sala atrapalham o desempenho escolar e entendem que ela está vinculada a fatores internos, tais como: a infraestrutura, a administração, a relação professor-aluno, ao processo de ensino e aos fatores externos, como os problemas socioeconômicos, a baixa qualidade de vida e os conflitos de ordem familiar.
Reference37 articles.
1. BANALETTI, S. M. M.; DAMETTO, J. Indisciplina no contexto escolar: causas, consequências e perspectivas de intervenção. REI–Revista de Educação do Ideau, v. 10, n. 22, p. 1-15, 2015.
2. BEE, H. O ciclo vital. Tradução de Regina Garcez. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
3. BENETTE, T. S.; COSTA, L. P. Indisciplina na sala de aula: algumas reflexões. 2008. Disponível em: . Acesso em: 21 jul. 2019.
4. CHARLOT, B. A escola e o trabalho dos alunos. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, v. 10, p. 89-96, 2009.
5. COSTA, M.; KOSLINSKI, M. C. Entre o mérito e a sorte: escola, presente e futuro na visão de estudantes do ensino fundamental do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, p. 133-154, 2006.