Author:
Veronez de Lima Bruno,Fonseca Filho Antônio Carlos
Abstract
A cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação aguda do Diabetes Mellitus, caracterizada por altos níveis de glicose no sangue, acidose metabólica e produção de corpos cetônicos, resultante de níveis insuficientes de insulina circulante. Essa condição afeta principalmente pacientes com DM tipo 1, mas pode ocorrer em casos raros de DM tipo 2 e pode levar o paciente ao óbito. O objetivo deste estudo é analisar os princípios do tratamento da cetoacidose diabética. Trata-se de uma revisão de literatura feita em bases de dados eletrônicas, incluindo PubMed, Google Scholar e BVS. Os termos de busca utilizados foram cetoacidose diabética, quadro clínico, fisiopatologia, diagnostico, tratamento. O tratamento envolve corrigir a perda hídrica, o déficit de insulina e prevenir complicações como edema cerebral, arritmias cardíacas, hipoglicemia e distúrbios eletrolíticos.
Publisher
Revista Sociedade Científica
Reference7 articles.
1. BARONE, BIANCA et al. Cetoacidose Diabética em Adultos – Atualização de uma Complicação Antiga. Arq Bras Endocrinol Metab, Rio de Janeiro, p. 1-14, 22 jun. 2017.
2. CETOACIDOSE diabética. Revista Médica de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 1-5, fev. 2008.
3. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira. Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. Postagens: Principais Questões sobre Cetoacidose Diabética na Infância. Rio de Janeiro, 10 fev. 2022. Disponível em: .
4. LIMA, Paola Tássia Freitas Mendonça. Cetoacidose Diabética: fisiopatologia, diagnóstico e abordagem terapêutica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, p. 1-9, 11 set. 2023.
5. COLLETT-SOLBERG, Paulo Ferrez. Cetoacidose diabética em crianças: revisão da fisiopatologia e tratamento com o uso do método de duas soluções salinas. Jornal de Pediatria, [S. l.], p. 8-8, 26 fev. 2001.